Criada Comissão Arquidiocesana para o processo de beatificação e canonização de monsenhor Marciano

monsenhor marcianoDurante a celebração em comemoração aos 90 anos da Diocese de Juiz de Fora no dia 1º de fevereiro, foi anunciada a composição da Comissão Arquidiocesana para o processo de beatificação e canonização de monsenhor Marciano.

Em 2011 o arcebispo de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira, concedeu autorização para a abertura dos trabalhos preliminares para o processo de beatificação e canonização de Monsenhor Marciano. Uma comissão foi criada, organizou os dados referentes à vida do padre e os enviou para a Congregação sobre a causa dos Santos, em Roma.

Há aproximadamente dois meses, a Santa Sé comunicou que a causa pode ser levada a efeito, ou seja, a comissão pode prosseguir os trabalhos de estudo e divulgação dos fatos referentes a monsenhor Marciano, inclusive de graças e milagres que ele teria realizado.

Segundo o vigário geral da Arquidiocese e membro da comissão, monsenhor Luiz Carlos de Paula, a partir de agora, a comissão irá trabalhar para buscar mais testemunhos sobre a vida de monsenhor Marciano, seus feitos em favor dos irmãos e irmãs e divulgar este servo de Deus.

“A Diocese começou com a presença desse líder espiritual modelar no seu seio. Nas origens de nossa diocese, encontramos um grande exemplo de bondade e de amor. Ele soube unir fé e vida, oração e ação, vida religiosa e prática da cidadania, virtudes tão importantes na vida dos cristãos”, ressalta monsenhor Luiz Carlos sobre a vida do monsenhor Marciano, que era membro do clero e pároco de Santa Rita de Jacutinga quando a Diocese de Juiz de Fora foi criada.

Conheça Monsenhor Marciano, o “Padrinho Vigário”

*Colaboração: Monsenhor Luiz Carlos de Paula

Nascido em Desterro do Melo, então município de Barbacena, no dia 17 de novembro de 1859, Marciano Bernardes da Fonseca foi ordenado sacerdote em 1887. Em julho do mesmo ano foi designado pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Jacutinga, onde permaneceu até o seu falecimento, no dia 23 de junho de 1946.

Homem de Deus e homem do povo, líder espiritual exemplar. Muito trabalhou para a emancipação do município de Santa Rita de Jacutinga, o que ocorreu no dia 1º de janeiro de 1944. Também é importante ressaltar a preocupação deste homem de Deus para com os pobres e carentes, o que o levou a construir a Santa Casa de Misericórdia da cidade, inaugurada em 16 de novembro de 1914. Monsenhor Marciano era pessoa da mais alta confiança do então Bispo de Juiz de Fora, Dom Justino José de Santana que, durante suas viagens, confiava a ele o governo do bispado.

Em 2011, o arcebispo da Arquidiocese de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, concedeu autorização para a abertura dos trabalhos preliminares para o processo de beatificação e canonização de Monsenhor Marciano. Uma Comissão foi criada, organizou os dados referentes à vida do padre e os enviou para a Congregação sobre a causa dos Santos, em Roma. No último mês, a Santa Sé comunicou que a causa pode ser levada a efeito, ou seja, que podem prosseguir os trabalhos de estudo e divulgação dos fatos referentes a Monsenhor Marciano, inclusive de graças e milagres que ele teria realizado.

                                                                                                             Fonte: Arquidiocese de JF

 

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video