Dom Walmor é nomeado membro da Congregação para as Igrejas Orientais

dom walmorO arcebispo metropolitano de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi nomeado pelo Papa Francisco, no último dia 19, como membro da Congregação para as Igrejas Orientais.

Desde 2010, o Arcebispo é referencial para os fiéis católicos de Rito Oriental residentes no Brasil e desprovidos de ordinário do próprio rito.

Congregação para as Igrejas orientais tem sede em Roma e é composta por um Prefeito Cardeal, 27 cardeais, um arcebispo e 4 bispos nomeados pelo Papa. Também são membros, os Patriarcas e Arcebispos Maiores das Igrejas Orientais e o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

A Congregação é responsável por promover a unidade entre as igrejas orientais católicas. Busca incentivar o crescimento e assegurar os direitos, como a integridade do patrimônio litúrgico, disciplinar e espiritual nas várias tradições cristãs orientais.

Juiz de Fora também faz parte da trajetória de dom Walmor, local onde ele conclui sua formação e foi ordenado sacerdote. O arcebispo foi reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, de 1989 a 1997. A Catedral se alegra com esta nomeação e deseja muitas bênçãos neste novo desafio.

Mensagem do Arcebispo 

"Sinto-me honrado com a confiança do Papa Francisco. Recebo esta indicação como um convite a servir mais. O trabalho nesta Congregação exigirá muito estudo e dedicação ainda maior à pesquisa para melhor auxiliar o Papa Francisco na missão de promover a unidade entre as Igrejas Orientais Católicas. Também estaremos atentos ao crescimento e à integridade na Igreja, zelando pelo patrimônio litúrgico, disciplinar e espiritual das várias tradições cristãs orientais. A vivência na Congregação para a Doutrina da Fé e a experiência como bispo referencial para os Católicos de Rito Oriental no Brasil, certamente, irão contribuir para este trabalho na Congregação para as Igrejas Orientais. Peço a oração de cada um neste novo caminho de muitas responsabilidades".

 

Fonte: Arquidiocese de BH

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video