chamada blog

Deus sacia a nossa fome

pao da vida-820Se Deus é o Ser que faz ser todos os entes, ele está sempre criando, constituindo e sustentando tudo o que existe. Deus está se doando sempre porque está constantemente comunicando o ser às criaturas. Só o Ser pode comunicar o ser que os entes recebem. Se essa comunicação cessasse, o universo criado se reduziria ao nada.

Traz grande luz e alegria espiritual a compreensão – que não esgota o Mistério – de que somos a partir do Ser. Compreender isso é redescobrir que a raiz mais profunda da nossa existência é a gratuidade ou o dom; é redescobrir que estamos ligados à Luz e à Bem-aventurança do Ser que nos doa ser. A religião (de re-ligare) é a retomada consciente e amorosa desta ligação que nunca deixou de existir.

O Ser doa ser a cada ente de acordo com a capacidade de receber de cada um. O que define essa capacidade de receber é a essência. A essência/ideia de árvore só recebe o ser de árvore. Uma vez recebido o ser delimitado por sua essência, a árvore poderá ter suas operações como árvore, como nutrir-se, crescer, produzir frutos; mas não poderá ter as operações próprias de outra essência ou outro ente. Já o homem, por ser espírito, tem a essência muito menos limitada do que a essência de árvore ou de qualquer outra essência não espiritual. Aliás, a dimensão espiritual que nos constitui é abertura infinita. O ser que recebemos de acordo com nossa essência espiritual, com as suas operações espirituais de inteligência e vontade, é capaz de voltar-se para o próprio Ser criador e deixar-se tocar por ele. O homem é capaz de receber e amar o próprio Ser que doa o ser que o homem recebe!

O que poderíamos querer de mais precioso? Poder conhecer a Luz originária e mergulhar na Bem-aventurança sem limites é o Pão que Deus se dispõe a nos dar. Ele sacia a nossa fome, como diz o salmista: “Abre a boca e eu a encherei (Sl 81/80,11). Saciados, tornamo-nos instrumentos nas mãos do grande Alimento para ajudar a saciar a fome que ainda existe no mundo – fome de pão e fome do Pão.


Padre Elílio Júnior
Vigário Paroquial da Catedral

Arquivos

Tags

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video