Celebração do Dia do Nascituro reúne milhares de pessoas na Catedral Metropolitana

nascituro1Na manhã do último domingo, 8 de outubro, a Catedral de Juiz de Fora sediou a Missa em ação de graças pelo Dia do Nascituro, encerrando a Semana da Vida. A data, que recorda os bebês que ainda estão no ventre materno, foi fixada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2005 e integra o calendário oficial do município de Juiz de Fora desde 2010.

A Eucaristia foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, pelo Vigário Episcopal para Vida e Família, Padre Laureandro Lima da Silva, pelo Pároco da Catedral, Padre João Paulo Teixeira Dias, e pelo Padre Tonny Wanderson Frauches Reis. Os diáconos permanentes Admilson Renato da Silva, Antonio Valentino da Silva Neto e João Roberto da Silva serviram ao Altar.

“Em Juiz de Fora, celebramos com muita expressividade este que é o dia da vida, do respeito à criancinha, à pessoa humana que está no seio da sua mãe, pronta para nascer. E neste ano em que vivemos essa turbulência no Brasil, com a ameaça do Supremo Tribunal Federal impor uma lei abortista, a celebração deste ano foi ainda mais viva. Que Deus nos ajude a amparar sempre a vida humana como algo sagrado, de dignidade natural”, conclamou Dom Gil.

nascituro2O Arcebispo ainda comemorou a decisão recente do Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, de não pautar para as sessões de outubro a retomada do julgamento que pode descriminalizar o aborto até a 12ª semana de gestação. “Também estamos, de certa forma, alegres, porque o Supremo Tribunal resolveu adiar a votação a respeito desse tema. Se Deus quiser, isso não vai ser votado, não vai ser levado ao Tribunal, porque nem é o local para que seja discutido esse assunto. Mas agradecemos a Deus de terem ouvido o grito dos brasileiros em favor da vida”, afirmou.

Ao final da Eucaristia, duas grávidas e uma futura vovó receberam enxovais confeccionados pelas voluntárias do Grupo São José. Em seguida, as gestantes, mães e pais presentes receberam uma bênção especial do Pastor Arquidiocesano. Uma delas foi Amanda Pereira Rodrigues, de 35 anos, mãe da Giovana e da Cecília, que ainda está em seu ventre. “A importância do dia de hoje é a Igreja mostrar para o mundo todo como a criança já é uma vida a partir do momento da sua concepção, e que a gente possa lutar cada vez mais para que todo o Brasil e o mundo tenham essa conscientização de que o aborto não pode ser legalizado, porque não é humanamente cabível que crianças sejam mortas.”

nascituro3Durante a Missa, o Vigário Episcopal para Vida e Família, Padre Laureandro Lima da Silva, recordou a programação realizada pela Arquidiocese de Juiz de Fora durante a Semana da Vida. “Tivemos oportunidade de participar de grandes eventos, momentos marcados pela oração, pelas nossas preces que dirigimos a Deus; vivemos, então, momento de ação de graças”, lembrou o sacerdote.

Após a Celebração Eucarística, os fiéis presentes foram convidados a participar de carreata e caminhada em favor da vida. Ambas tomaram a Avenida Barão do Rio Branco, no Centro, em direção ao Seminário Arquidiocesano Santo Antônio.

Acesse nosso Facebook e confira as fotos da Missa.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video