“Jesus é Deus e homem verdadeiro. Isso é que dá sentido ao nosso Natal”, afirma Arcebispo de Juiz de Fora

DSC 0060No início da noite desta segunda-feira, 25 de dezembro, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a penúltima Missa de Natal na Catedral de Juiz de Fora. A Eucaristia foi concelebrada pelo Pároco, Padre João Paulo Teixeira Dias, e contou com a participação dos diáconos permanentes João Roberto da Silva e Waldeci Rodrigues.

Durante entrevista, Dom Gil explicou que a missa do dia de Natal é diferente da celebração da noite anterior, e tem textos litúrgicos próprios. “Nesta missa, a Igreja apresenta o prólogo do Evangelho de São João, que é uma grande reflexão teológica a respeito do nascimento de Jesus. São João propõe Jesus como a luz que vem brilhar nas trevas, iluminar o mundo. Então, esse prólogo de São João é muito importante para nós entendermos o Natal, que não é apenas o nascimento de uma pessoa santa, mas é o nascimento de Deus que se fez homem; Jesus é Deus e homem verdadeiro. Isso é que dá sentido ao nosso Natal”, apontou.

DSC 0012O Pastor Arquidiocesano ainda recordou o período da Oitava de Natal, que vai até 1º de janeiro. “Durante oito dias, a Igreja celebra as luzes do Natal. A cada dia, nós vamos tendo celebrações próprias da Oitava do Natal, inclusive lembrando de alguns santos: Santo Estêvão, no dia de amanhã; São João Evangelista, no dia 27; São Silvestre, no dia 31; são santos que nos ajudam a entender bem o Natal. E depois, no final, a grande celebração de Maria, Mãe de Deus, abrindo o novo ano”, esclareceu.

Além destas, há também há Festa da Sagrada Família, que em 2023 será celebrada no dia 31 de dezembro.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Confira as fotos da celebração no Facebook da Catedral.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video