Encontro Arquidiocesano das Famílias é marcado por reflexões acerca da santidade e da vocação familiar

DSCN3487Em sintonia com as reflexões da Igreja atualmente, na tarde do último sábado (6), o Edifício Christus Lumen Gentium sediou o Encontro Arquidiocesano das Famílias. Na ocasião, agentes da Pastoral Familiar de diversas paróquias receberam uma formação sobre a missão e vocação da família, além de atualizações sobre o X Encontro Mundial das Famílias.

O evento promovido pelo Vicariato para Vida e Família, abordou o tema “Amor familiar, vocação e caminho de santidade”. Segundo Padre Laureandro Lima da Silva, Vigário Episcopal, o momento é muito significativo. “Buscamos desenvolver uma experiência de reflexão, aprofundar nesse tema tão particular, pensando a vocação, o amor e a santidade, os grandes temas que movem o encontro”, contou.

Após o momento inicial de oração, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, tomou a palavra para breve explanação sobre a santidade. Ele tratou de recordar que Deus é o único santo, que santidade é deixar-se invadir pelo amor dEle e refleti-lo. “Devemos tomar a decisão de enfrentar os sofrimentos. Ele passam, a ação de Deus não. A ação de Deus nos transforma, nos ressuscita para o paraíso”, explicou.

Em seguida, o Padre Dalton Barros de Almeida, CSsR, pesquisa sobre afetividade e acompanha casais em terapia, direcionou a reflexão para importantes questões da pastoral e da vida familiar. Considerando três dimensões (identidade de homem e mulher; a identidade esposo e esposa; e a identidade pai e mãe), vistas nas áreas da afetividade, proatividade e da sexualidade, ele discorreu sobre ações, comportamentos e pensamentos que permitem uma harmonia na vida, na convivência e no relacionamento com os filhos.

Vivendo as experiências dos frutos do Encontro Mundial das Famílias, ocorrido em junho deste ano, o casal representante da Pastoral Familiares do Regional Leste 2, Silvia e Gilberto Silva, buscou motivar os presentes para os reencontros “pós pandemia”. Contaram como a reunião em Roma aflorou a fé deles, além de pedir que famílias cuidem de outras famílias, mesmo nas suas fragilidades.

Casais de diversas idades estiveram participando do momento, considerado bastante relevante pelo Arcebispo. “É momento importante neste mês vocacional, estudar sobre a vocação familiar. Refletindo sobre este tema, os casais procuram descobrir como podem viver em santidade. A família é um local importante para evangelização e para a vivência da Igreja. Peço a Deus que nos ajude a viver sempre conforme a luz da sua santidade”, falou ele em entrevista.

Lembrando que casais que se interessarem em conhecer melhor o trabalho da Pastoral, podem entrar em contato com o Centro Pastoral, e aqueles que sentirem o chamado a servir podem procurar a Pastoral Familiar em sua paróquia.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video