Sodalício da Ordem Terceira do Carmo – OTC

Coordenação: Terezinha Marchi Barros


Quando se reúne: 1º Sábado do mês, após a missa das 07h (reunião geral)
2ª Sábado do mês, após a missa das 07h (reunião para professos)
Segundas-feiras, após a missa das 07h (reunião formativa para noviças e postulantes)


O que faz
É uma “família” formada por religiosos e seculares. A Ordem Carmelitana faz parte da Igreja e busca fazer o que ela solicita. Assimila o espírito de oração e apostolado, e tem os pobres, marginalizados e necessitados como os seus preferidos. O propósito da associação “é seguir e servir a Jesus. E a meta é conhecer, amar e imitar as virtudes da Mãe de Jesus”.


Como funciona
Nas reuniões mensais, os participantes têm momentos de oração e formação, além de estreitar laços de amizade. De acordo com seu carisma, participam das diversas pastorais, rezam e trabalham para as vocações sacerdotais. Os elementos principais do Carisma Carmelitano são: Oração – Fraternidade – Missão profética unidos pela Contemplação. O Escapulário de N. Sra. do Carmo é o sinal da vida mariana. Ao utilizá-lo, o participante está se comprometendo em seguir o caminho da santidade. Realiza encontros, Hora Santa, retiros e novenas.


Como foi criado
Foi fundado no dia 10 de março de 1940 por Dom Justino José de Sant’ana. No início possuía 24 participantes. Em 1657, a Catedral ganhou um altar de Nossa Senhora do Carmo. Ao longo dos anos, a associação contribuiu com várias obras, como a fundação do SOS Cristão e a construção da Casa de Retiro Beato Nuno Álvares , em Portugal.


Quantos participantes: 183 participantes (professos, postulantes e noviços)

Veja +

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video