Cortejo e Missa festiva marcam Dia de Santo Antônio no Centro de Juiz de Fora

DSC 0130-scaledNo último sábado, 13 de junho, a Arquidiocese de Juiz de Fora celebrou seu padroeiro, Santo Antônio, de uma forma diferente: por conta da necessidade do distanciamento social, um cortejo com a imagem do santo português tomou conta da principal avenida da cidade e chamou a atenção de devotos e transeuntes. O carro-andor saiu do Seminário Arquidiocesano em direção à Catedral, levando também o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, que trazia consigo a relíquia de Santo Antônio.

Todo o trajeto foi transmitido ao vivo pelo Facebook da WebTV “A Voz Católica”. Mesmo assim, ao ouvir os cânticos e as orações, os fiéis que moram no entorno apareciam em suas janelas e portões para acenar para a comitiva e participar, mesmo que de longe, da atividade, recebendo a bênção do Arcebispo. “Foi surpreendente ver a quantidade de pessoas nas janelas, muitas emocionadas, fazendo gestos, batendo palmas; é o povo de Juiz de Fora que ama o seu padroeiro e que estava ali, o acolhendo da maneira que podia, na porta da sua casa. Fiquei de fato muito feliz com a manifestação do povo, e muitas pessoas certamente acompanharam de casa. É uma forma não só do juiz-forano, mas de todas as pessoas que estavam ligadas conosco, celebrar ação de graças pelo trabalho, pela vida, pelo exemplo de Santo Antônio”, contou Dom Gil.

Na chegada à Catedral, algumas pessoas aguardavam do lado de fora e, graças ao decreto que o prefeito Antônio Almas publicara no dia anterior, puderam participar da Eucaristia: depois de quase três meses, o templo recebia novamente o povo, ainda que de forma limitada. “Tivemos a grande alegria de, pela primeira vez, colocar cerca de 30 pessoas dentro da Catedral. É um grande presente que Santo Antônio nos dá, através do nosso prefeito, que se chama Antônio e é muito católico. Que ele abençoe também todas as autoridades que têm a responsabilidade de nos ajudar a evitar o contágio”, afirmou o Arcebispo.

Fátima Cristina Rodrigues Pereira, que mora dentro do território da Paróquia São Mateus, teve a oportunidade de participar da Santa Missa presencialmente depois de quase três meses assistindo às celebrações de casa. “Nesse tempo de pandemia, além da tristeza natural de vermos mortes, pobreza e falências, o fato de não poder vir à igreja está sendo um vazio que está doendo para mim e para muitas pessoas que eu conheço. Hoje foi uma bênção. Estou tão feliz! Foi um refrigério para a minha alma, e eu acredito que muitos dos que estão aqui estão sentindo a mesma coisa. É inexplicável”, confidenciou.

A Celebração Eucarística, além de recordar o santo casamenteiro, marcou a inauguração e bênção solene da pintura interna da principal igreja de Juiz de Fora. Originalmente entregue em 18 de março, o trabalho não pôde ser apresentado antes à população por conta do agravamento da pandemia do novo coronavírus. Ao final da Missa, depois de explicar aos presentes e espectadores um pouco do trabalho, que durou sete anos, Dom Gil aspergiu água benta e incensou as paredes da Catedral.

O atual Administrador da Paróquia Santo Antônio, Padre José de Anchieta Moura Lima, recordou o empenho dos párocos anteriores, Monsenhor Antônio Cornélio Viana e Monsenhor Luiz Carlos de Paula. “A gente tem que agradecer muito às pessoas que colaboraram conosco, que desde a época do Mons. Viana e depois com Mons. Luiz Carlos ajudaram a fazer com que realmente a gente pudesse oferecer à população de Juiz de Fora essa beleza artística”.

Outro acontecimento importante foi a reentronização, no altar-mor, da imagem original de Santo Antônio, que foi restaurada nos últimos anos. “Nós tivemos agora a oportunidade de retorná-la ao lugar de seu direito, que é o trono principal da cidade, o trono do altar da Catedral”, comemorou Dom Gil.

Além de Padre Anchieta, concelebraram com o Arcebispo o Vigário Geral da Arquidiocese e Reitor do Seminário Santo Antônio, Monsenhor Luiz Carlos, o Ecônomo da instituição, Padre Welington Nascimento de Souza, e os vigários paroquiais, padres Danilo Celso de Castro e Luiz Carlos Vitório. Os Diáconos Permanentes Antônio Valentino da Silva Neto e Jorge Luís Lopes dos Santos (Tuíte) serviram ao Altar. A celebração ainda foi abrilhantada pela participação de alguns membros do Coral Arquidiocesano Benedictus, sob a regência do Padre João Francisco Batista da Silva.

Fonte: site da Arquidiocese Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video