Seminaristas arquidiocesanos realizam Retiro Canônico em preparação para Ordenação Diaconal

Ronny-e-Alex-1Na segunda-feira, dia 19 de janeiro, teve início retiro canônico em preparação para a Ordenação Diaconal dos seminaristas Alex Francisco da Silva e Ronny Moreira de Oliveira, no Seminário Santo Antônio dos Franciscanos, em Santos Dumont (MG).

O retiro espiritual, que acontece até sexta-feira (22), está sendo conduzido pelo Padre José Cisneiro, Pároco Solidário na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santa Cruz, em Juiz de Fora.

O momento objetiva levar os diáconos a refletirem acerca do ministério ordenado. “Esse é um tempo propício a origem do nosso chamado, rever o caminho feito no seminário, rever a vocação, já que chegamos a um momento de um sim mais definitivo: (o diaconato transitório). A consagração através do diaconato é uma experiência que nós faremos daquilo que nos espera através do ministério presbiteral”, explicou Ronny.

A Ordenação Diaconal dos seminaristas Alex e Ronny acontecerá no 31 de janeiro, mesmo dia da abertura do Triênio Preparatório para o Centenário da Diocese de Juiz de Fora. Em vista disso, ambos desejam celebrar essa semana de silencio, recolhimento e oração de modo que possam estar cada vez mais certos da resposta ao Senhor que os chama. “Queremos servir com muita alegria e como diz nosso lema de ordenação queremos fazer tudo que ele disser”, afirmou o seminarista Ronny.

Há pouco mais de 10 dias da ordenação o coração de ambos já é tomado de alegria. “A expectativa para a ordenação é de muita alegria por esse momento tão significativo tão esperado que enche o coração da gente de alegria. Espero no Senhor que possa ser um ministério muito abençoado, cheio de frutos para Igreja e para minha vida”, contou Alex.

A celebração da Ordenação Diaconal será na Catedral Metropolitana, às 15h, no último domingo de janeiro. Devido a pandemia, a participação na Eucaristia será restrita a convidados, mas será possível acompanhá-la através do Facebook e YouTube da WebTV “A Voz Católica”.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video