No Dia Nacional do Terço dos Homens, grupos reúnem-se na Catedral para momento de oração
- Detalhes
- Quarta, 13 Setembro 2023 14:03
Cerca de cem pessoas participaram do Terço Mariano promovido pela Coordenação Arquidiocesana do Terço dos Homens na última quinta-feira, dia 7 de setembro, nas escadarias da Catedral Metropolitana de Juiz de Fora. A atividade aconteceu em alusão à primeira edição do Dia Nacional do Terço dos Homens, celebrado na sexta-feira (8), Festa da Natividade de Nossa Senhora.
A data foi instituída após a Lei 14.558/2023 ser publicada no Diário Oficial da União (DOU), em 26 de abril deste ano. A iniciativa de criação do dia especial, no Congresso Nacional, foi do deputado federal Eros Biondini (PL-MG), que apresentou um Projeto de Lei.
O Terço dos Homens é um movimento nacional, em que grupos de homens se reúnem por todo o país para rezar o Terço, geralmente uma vez por semana. Um dos principais objetivos desta iniciativa é resgatar a presença masculina para o seio da Igreja, uma vez que o homem é imprescindível para a formação da família e da sociedade cristã.
De acordo com registros históricos, grupos de homens já se reuniam para rezar o terço desde os tempos imperiais, mas somente em 1997 se oficializaram grupos específicos organizados para esta finalidade em Pernambuco, vinculados ao Santuário da Mãe e Rainha, em Olinda. A partir desta iniciativa, ligada ao Movimento Apostólico de Schoenstatt, milhares de grupos de Terço dos Homens foram se espalhando pelo Brasil. Hoje, são cerca de 2,5 milhões de tercistas em todo o país.
Na Arquidiocese de Juiz de Fora, o Terço dos Homens está presente em mais de cem comunidades. O primeiro grupo surgiu em 2005, na Catedral de Santo Antônio, tendo como padroeiro São João Paulo II.
Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora, com informações de Canção Nova e Aleteia
**Fotos: Márcio Costa