Ministério da Acolhida está encerrando as inscrições para a segunda formação

ministerio acolhidaÚltimos dias de inscrições para nova formação do Ministério da Acolhida, responsável por receber e orientar os fiéis durante as celebrações dominicais e festas religiosas, na Catedral. Esta segunda formação acontecerá de outubro a dezembro, para que no final do Advento, esses novos membros sejam investidos e integrados ao grupo que já está atuando desde o início de junho deste ano.

De acordo com o coordenador do ministério, Rodrigo Lelis, a Pastoral da Acolhida já era planejada na Catedral, porque nunca tivemos. ”A ideia começou na esperança de ser uma Pastoral da Acolhida e no caminhar da primeira formação que aconteceu o ano passado, o padre João Paulo enquanto pároco achou mais prudente não ser pastoral e sim um Ministério”, contou sobre a alteração ocorrida.

Ao falar sobre a formação que aconteceu do primeiro grupo no final do ano passado e início deste ano explicou que o Ministério da Acolhida vai muito além de um bom dia, boa tarde ou boa noite. “A equipe é instruída e formada na perspectiva de enxergar o próprio Jesus naquele fiel que está entrando na Igreja para uma missa”.

Rodrigo destacou, ainda, que a equipe está sempre atenta e vigilante àquilo que as pessoas necessitam. “Todos estão aptos a dar orientações, esclarecer dúvidas pertinentes à missa ou outras missas [também], à própria situação dos sacramentos [para receber] na Catedral, dias e horários [de preparação]. E nessa hora de acolher o fiel é momento também de entregar um lembrete, um pedido de doação”.

O coordenador explicou também sobre a atuação dos voluntários durante as celebrações orientando e direcionando os fiéis. “Após esse fluxo de entrada os membros do Ministério da Acolhida saem um pouco das portas, participam da Celebração Eucarística, mas ficam atentos à assembleia, alguém que levanta ou que procura outra pessoa, quer ir ao banheiro ou está passando mal, quer tomar uma água”.

“É claro que não somos socorristas, mas dentro da formação tivemos inclusive orientações para combate de incêndio, pânico, primeiros socorros, como por exemplo, uma pessoa que cai, bate a cabeça e fica desacordada. Não somos socorristas capacitados para atendimentos mais profundos, mas num primeiro momento até antes da ambulância chegar, as primeiras ações todos estão preparados para fazer”, esclareceu Rodrigo sobre os atendimentos de primeiros socorros e o combate de incêndio e pânico.

Segundo ele, “além de estar atentos durante toda a celebração, um pouco antes do término a equipe toda volta para as portas desejando uma boa semana ou até semana que vem”. O coordenador ainda fez um destaque importante sobre a atuação dos voluntários que receberam a investidura em junho. “Tenho percebido que o povo já está reconhecendo nesta equipe do Ministério como acolhedores de fato que somos”, ressaltou.

Inscrições: presencialmente na recepção da Catedral ou pelo telefone 3250-0700

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video