Cúpula da Catedral recebe novas pinturas

obra3Para dar continuidade às obras no interior da Catedral, em adequação às normas litúrgicas da Igreja e também para oferecer aos fiéis um ambiente ainda mais acolhedor, a cúpula do templo está recebendo uma nova pintura. Depois de ficar coberto por tinta azul por muitos anos, o local está ganhando pinturas com temas religiosos para deixar o templo ainda mais bonito.

O trabalho de pintura começou em agosto de 2013, com o estudo da cúpula.

Primeiro, foi vista a estrutura física da parede. Chegamos à conclusão de que ela está muito sólida e resistente. Descobrimos que havia apenas alguns elementos de uma pintura antiga, mas totalmente deteriorada e grande parte não existia mais, já havia caído”, explica o artista plástico responsável pela nova pintura, Roberto José Pereira.

No momento, um quarto da nova pintura já está concluído. Os temas das pinturas foram escolhidos pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira, em sintonia com a história da Igreja, da arquidiocese e do seu padroeiro.

“Serão quatro quadros: a acolhida de Santo Antônio no céu, que já está concluído e ficou muito bonito. O outro quadro, que está sendo feito no momento, é a assunção de Nossa Senhora. As outras duas pinturas vão retratar dois milagres de Santo obra1Antônio: quando ele pregou a Palavra de Deus para os peixes, e eles saltavam do rio para ouvi-lo, e o milagre da Eucaristia, quando um burrinho se ajoelhou diante da Eucaristia, em um gesto de adoração e conversão do carroceiro que conduzia o animal”, explica o arcebispo.

Para auxiliar o trabalho do artista, deixando-o mais seguro e rápido, há um ajudante. Ambos estão seguindo as normas de segurança estabelecidas para esta atividade e usando os equipamentos de proteção individual.

Quanto ao prazo, o pintor afirma que ainda não é possível fixá-lo, visto que é um trabalho grande e que a Catedral está investindo na qualidade da obra. Mas a estimativa é de que as pinturas estejam prontas em agosto de 2014.

obra2Pereira é natural de Pouso Alegre (MG), trabalhou como professor de Arte por 10 anos, e há 11 se dedica a pinturas. Tem trabalhos realizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

“Estou gostando muito deste trabalho. Estou sendo tratado muito bem por todos aqui, que se preocupam comigo, principalmente com a minha segurança, e não me deixam faltar nada. Sou muito grato pelo acolhimento e por tudo. Só tenho a agradecer”, conclui.

Seja também um colaborador desta obra! Seja dizimista ou entregue sua contribuição em nossa recepção paroquial.


Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video