Missa de Domingo de Ramos abre Semana Santa na Arquidiocese

ramosCentenas de pessoas acompanharam, na manhã deste domingo (13), a missa de Ramos da Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. A celebração, que lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, foi iniciada na Igreja São Sebastião, no Parque Halfeld, onde dezenas de fiéis tiveram seus ramos abençoados e partiram em procissão rumo à sede religiosa da Igreja local.

Nas homilias que proferiu em ambos os templos, Dom Gil ressaltou a humildade de Jesus ao ser aclamado pelo povo, já sabendo da efemeridade de tal atitude, e ao aceitar sofrer todo tipo de agressão humana – corporal e moral. O arcebispo também destacou que a Semana Santa deve fazer com que nos aproximemos ainda mais de Cristo e do Pai, sendo, sobretudo, humildes de coração. “Nós devemos estar em sintonia com Jesus nesta semana, que deve ser reservada à meditação dos momentos terríveis vividos por Ele e à consequente confirmação do ‘sim’ que demos ao prometermos permanecer n’Ele”.

Após a celebração, Dom Gil ainda indicou aos fiéis que participem dos atos litúrgicos nos dias que se seguirão e que contribuem para nosso aprofundamento espiritual. “A Semana Santa deve ser a semana mais importante da nossa vida cristã. Se durante todo o ano devemos viver unidos a Deus, este é um momento de intensidade desta vivência. Durante o dia, faça da sua vida uma permanente celebração do seu encontro com Jesus Cristo, aquele que sofreu, morreu na Cruz para nos salvar e ressuscitou para abrir-nos a porta da eternidade”, finaliza.

No Brasil, o Domingo de Ramos também é o dia da Coleta da Solidariedade, que encerra a Campanha da Fraternidade. Em 2014, a campanha teve o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).


                                                                                                          Fonte: Arquidiocese de JF


Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video