Vaticano anuncia indulgência plenária no 1º Dia Mundial dos Avós

Idosos-e-indulgenciaPor ocasião do primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, os fiéis poderão receber a indulgência plenária, sob as condições habituais. O decreto foi divulgado nesta terça-feira (22) mesmo dia em que foi apresentada a mensagem do Papa para a data.

O decreto atende a um pedido do prefeito do Dicastério para os Leigos a Família e a Vida, Cardeal Kevin Joseph Farrell. Receberão a indulgência plenária, sob as condições habituais, os avós, idosos e todos os fiéis que participarem no dia 25 de julho de 2021 da celebração que o Papa presidirá na Basílica Vaticana ou então das diversas funções que ocorrerão em todo o mundo. Também poderá ser aplicada em sufrágio das almas do Purgatório.

A indulgência também será concedida nesse dia àqueles que visitarem, real ou virtualmente, idosos necessitados ou em dificuldade. Da mesma forma, estende-se aos idosos doentes e todos que estiverem impossibilitados de sair de casa por motivo grave e se unirem espiritualmente à data. E isso pode ser pela televisão, rádio ou pelos novos meios de comunicação.

“Para que se torne mais fácil o acesso ao perdão divino por meio das Chaves da Igreja, em nome da caridade pastoral, esta Penitenciaria pede firmemente aos sacerdotes, munidos das oportunas faculdades para ouvir as confissões, que se mostrem disponíveis, com espírito pronto e generoso, para a celebração da Penitência”, informa o decreto.

O documento recorda as condições habituais para receber a indulgência plenária: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice.

Mensagem para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

O Papa Francisco escreveu sua mensagem colocando-se lado a lado com os idosos, e iniciou afirmando: “’Eu estou contigo todos os dias’ (cf. Mt 28, 20) é a promessa que o Senhor fez aos discípulos antes de subir ao Céu; e hoje repete-a também a ti, querido avô e querida avó. Sim, a ti! ‘Eu estou contigo todos os dias’ são também as palavras que eu, Bispo de Roma e idoso como tu, gostaria de te dirigir por ocasião deste primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: toda a Igreja está solidária contigo – ou melhor, conosco –, preocupa-se contigo, ama-te e não quer deixar-te abandonado”.

Depois ele recordou as perdas e sofrimentos, como a solidão, agravados pela pandemia e o Papa consolou lembrando que o Senhor conhece cada tribulação de cada um de seus filhos e não é indiferente a elas.

Francisco explicou que a intenção, pelo qual proclamou justamente neste ano o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, é justamente recordar deste consolo de Deus e de sua promessa. “Mesmo quando tudo parece escuro, como nestes meses de pandemia, o Senhor continua a enviar anjos para consolar a nossa solidão repetindo-nos: ‘Eu estou contigo todos os dias’. Di-lo a ti, di-lo a mim, a todos.”

Confira a mensagem:


Fontes: Site Notícias Canção Nova e Vatican News

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video