Arcebispo abençoa Museu Mariano Procópio em sua nova fase

DSCN1452Na última quinta-feira, dia 16 de novembro, o Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, retornou ao Museu Mariano Procópio para abençoar o local, que se encontra entre os principais roteiros do juiz-forano. Segundo levantamentos feitos pela instituição, entre os meses de junho e agosto, mais de 30 mil pessoas estiveram visitando o museu.

A benção foi dada na Vila Ferreira Láge, que foi reaberta integralmente no dia 31 de maio de 2023, compondo a terceira etapa de reabertura plena do museu à população. Nela estiveram presentes funcionários, os membros do Conselho dos Amigos do Museu, órgão guardião do local, e também a Diretora do Museu Mariano Procópio, Maria Lucia Horta Ludolf de Mello.

O momento marcou nesta fase. “Essa terceira etapa é muito importante, uma vez que a Vila Ferreira Láge esteve, durante um tempo considerável, fechada para visita da população e sem mobiliário”, contou Sergio Augusto Vicente, historiador que atua na instituição.

DSCN1493O Pastor Arquidiocesano mostrou-se satisfeito com a ocasião e procurou saber a respeito da fase atual. Em entrevista ele recordou a importância da Vila Ferreira Lage. “Nesta casa muitas sessões foram passadas e uma das mais importantes foi a visita da família imperial do Brasil; Dom Pedro II com Teresa Cristina e sua filha Princesa Isabel, todos hospedaram-se aqui duas vezes. Tenho a alegria de ter abençoado hoje esta casa e este acervo que está exposto aqui. Deus abençoe esta obra de arte e cultura que vai servir para as gerações presentes e futuras”.

Segundo o Presidente do Conselho, Carlos Alberto Paleta Guedes, receber a benção impulsionará as atividades. “Deus está olhando por esta obra, olhando pelo acervo e por tudo que tem aqui. Esta benção do Dom Gil vem em boa hora e vi dar força para que este museu sirva cada vez mais a cultura do país”, afirmou.

Riqueza do acervo

O local é um símbolo da memória nacional, com mais de cem anos e é considerado o primeiro museu do estado. Na ocasião, o historiador presente na cerimônia da benção, relatou que a Vila Ferreira Láge foi devolvida a população com seu decorativismo interno restaurado, com os cômodos preenchidos com móveis do século XIX, alguns cômodos com papéis de parede originais. “O público, ao adentrar esse espaço, pode ter uma experiência de imersão nas vivências e de uma família da elite do século XIX, e a partir das experiências de interação com esse decorativismo interno e com a organização social desse espaço”, explicou Sergio Augusto.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video