Dia Nacional do Rosário é sancionado

TercoO presidente em exercício da República, Geraldo Alckmin, sancionou, na última quarta-feira (06), o Dia Nacional do Rosário. O ato se deu após aprovação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, tendo origem em um projeto de lei da deputada Simone Marquetto.

A data, em que os católicos passam a ser convocados a rezar ao meio-dia o Terço em âmbito nacional, é a mesma na qual a Igreja celebra Nossa Senhora do Rosário. São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Dominicanos, foi o grande propagador do Rosário no início do século XIII.

Para o Arcebispo de Juiz de Fora e Bispo Referencial da CNBB do Terço dos Homens, Dom Gil Antônio Moreira, a notícia alegra muito o coração de todos os católicos. Ele agradeceu a Deus e aqueles deram este reconhecimento a prática oracional. “O terço é uma meditação sobre a vida de Cristo, ao mesmo tempo é um louvor àquela que Deus escolheu para ser a Mãe do Salvador, Maria de Nazaré. Assim, o dia 7 de outubro, que é dia de Nossa Senhora do Rosário, se tornou para o Brasil o Dia Nacional do Rosário. Deus abençoe os Deputados, Senadores e todos aqueles que trabalharam para que essa data fosse publicada, para que todo brasileiro saiba honra a Cristo e a sua Mãe Santíssima”.

Em 2002, no Ano do Rosário, São João Paulo II dedicou uma encíclica ao Santo Terço: a Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae. Nela o então Papa falou sobre a importância desta arma da fé. “Na sua simplicidade e profundidade, permanece, mesmo no Terceiro Milênio recém iniciado, uma oração de grande significado e destinada a produzir frutos de santidade. Mediante o Rosário, o crente alcança a graça em abundância, como se a recebesse das mesmas mãos da Mãe do Redentor”.

Mais uma conquista

Neste mesmo ano, seis meses atrás, foi sancionado o Dia Nacional do Terço dos Homens, através da Lei 14.558, passando a fazer parte do calendário do país. A data é um reconhecimento ao movimento que reúne milhões de homens através da mesma oração: o Santo Terço.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora, com informações de Agência Câmara de Notícias, Vatican News e Canção Nova

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video