chamada blog

Aproxima-se a chegada do Senhor

Coroa-do-AdventoNo último domingo (29) a Igreja deu início ao Advento, tempo de quatro semanas em preparação para o Natal. Composto de duas partes, o referido tempo litúrgico pretende auxiliar na expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos e para a celebração litúrgica do Seu nascimento em Belém de Judá. A pessoa humana é convidada a vivenciar, em si mesma, a vida de Cristo que se dá pela assimilação de Sua Palavra e de Suas obras.

Este deve ser um período de oração, reflexão e até de penitência: embora não seja um tempo penitencial como a Quaresma, podemos sacrificar alguma coisa em benefício de Cristo, que deu a Sua vida por nós. A participação na Eucaristia, a realização de leituras bíblicas e as novenas em família são alguns passos que nos ajudam a participar mais intensamente do Natal.

Apesar das limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus, procure integrar-se bem na sua comunidade. Se não puder participar presencialmente, acompanhe pelas mídias as celebrações, lives, tudo aquilo que está sendo feito para que possamos alimentar a nossa fé e crescer no amor a Deus e ao próximo. Mesmo que de um jeito totalmente novo, não deixe de participar. A pandemia não pode afastar você da sua comunidade de fé e de Deus.

Outra bonita mensagem deste tempo litúrgico, sobretudo em 2020, é a esperança, virtude que resolve as angústias humanas e não permite desastrosas quedas no desespero, que é seu antônimo. Espera-se por dias melhores, espera-se que os problemas sejam resolvidos, mesmo quando não se vê muita possibilidade, espera-se que o mal não triunfe.

O Advento acende nos corações a santa esperança, antecipando sinais da ternura do Natal. Ele tem o condão de levar as mentes e os corações para lugares distantes, olhando para o passado, ao se lembrar do que aconteceu em Belém, há dois mil anos; olhando para o futuro, fazendo a humanidade visualizar a segunda vinda do Salvador, que voltará na glória para julgar os vivos e os mortos. O Advento é expectativa, esperança que não decepciona.

Esperar! Eis o segredo da vida!


Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora

Arquivos

Tags

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video