chamada blog

A luz de Jesus precisa estar acesa dentro de nós

homilia 19-10“Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas” (Lucas 12,35).


Precisamos ser, de fato, operários da messe do Senhor com toda a prudência e determinação que se exige de um bom operário; aqueles homens que estão esperando o seu senhor voltar da festa de casamento para abrir imediatamente a porta, e nós não podemos estar dormindo, não podemos estar cochilando, não podemos estar vacilando. É preciso a todo momento estarmos cuidando de nós mesmos. E cingir os rins é dizer: “Estou atento”, “Estou ligado e conectado à graça”, para que a gente não se desvie, para que não estejamos naquele estado de dormência e nos deixemos levar pelos tempos em que estamos.

Aqui não só os rins cingidos, mas as lâmpadas acesas, porque, se você apaga a lâmpada do interior, da alma e do coração, o coração vai para a escuridão, e é o que acontece quando apagamos a luz do nosso quarto e queremos levantar, vamos tropeçar se não estivermos com a luz acesa. Não dá para caminhar na escuridão, não só tropeçamos, mas caímos, machucamos e tantas tragédias e desastres acontecem.

Permitamos que a luz de Jesus esteja nos conduzindo e não permaneçamos nas trevas e nem na escuridão

Imagina caminharmos na escuridão da alma. Jesus é a luz do mundo, é sua luz que precisa estar em nós para sermos lâmpadas acesas, iluminando os caminhos por onde estamos andando para não caminharmos nas trevas, para não caminharmos na escuridão, para não nos perdermos nas estradas do mundo, nos nossos pensamentos, nos nossos sentimentos porque as tentações vêm para dentro de nós.

Às vezes, temos um mau pensamento, temos um mau sentimento, às vezes, vem dentro de nós um sentimento negativo e ruim, em vez de pegarmos a luz, que é Jesus, e acender dentro de nós e incendiar o nosso coração, deixamo-nos conduzir por esse sentimento, por esse pensamento e vamos nos envolvendo em coisas obscuras; e, quando vemos, estamos nas trevas, os rins não estão cingidos e as lâmpadas não estão acesas.

Não importa a hora que o Senhor venha, não importa a hora que tenhamos que sair desse mundo, seja de manhã, à tarde ou à noite, de madrugada ou ao anoitecer, é importante não deixar a alma escurecer, é importante não deixar que o nosso coração se leve pelas trevas. Passamos pelas amarguras da vida, pelas noites escuras da alma, mas, na noite mais escura da alma, no sofrimento mais duro que possamos passar nessa vida, permitamos que a luz de Jesus esteja nos conduzindo e não permaneçamos nas trevas nem na escuridão, mas que a luz de Jesus nos dê a direção da vida e do coração.

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova

Arquivos

Tags

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video