chamada blog

Sobre Santo Antônio

santoantonio01Santo Antonio é um santo popular, mesmo depois de 790 anos após sua canonização, ele continua vivo nas nossas mentes, como modelo vocacional de testemunho na fidelidade a Jesus e aos mais pobres. Em toda a sua vida, realizou milagres, suas pregações de combate as heresias, as corrupções na vida da Igreja e na sociedade, atraiam até 30 mil pessoas de uma só vez, sua linguagem simples e popular, seu jeito de ser muito próximo de Deus, Cristo e do Evangelho, chegando aos mais pobres. Um ano após a sua morte em 1232, já era canonizado pelo Papa Gregório IX. Esse santo português de nascimento, que passou quase toda a sua vida na Italia, depois França, deixa um legado para todos nós, aprendemos com ele a viver os valores do Reino, principalmente em tempos de uma igreja toda sinodal.

Em tempos de pandemia certamente o que mais se pede é não nos falte o pão, teto e trabalho para todos. Só agora depois de dois anos poderemos realizar sua festa com espirito sinodal, como aquele que nos educa na fé.

A mensagem da vida, vocação e missão de Santo Antonio: de fraternidade, de despojamento, de simplicidade e de amor e de defesa dos mais pobres, é muito atual para todos nós. Com certeza muito aprendemos dele para o nosso cotidiano. Que aprendamos com ele a ser assim.

Santo Antônio era um grande exemplo de amor ao próximo, ele amava muito à Nossa Senhora e a Eucaristia, devemos nos inspirar no exemplo deste grande Santo, e sermos obedientes, pacientes, ter caridade para com o próximo... Protetor das coisas perdidas. Protetor dos casamentos. Protetor dos pobres. É o Santo dos milagres. Fez muitos milagres, ainda em vida. Durante suas pregações nas praças e igrejas, muitos cegos, surdos, coxos e muitos doentes ficavam curados. Redigiu os Sermões, tratados sobre a quaresma e os evangelhos. Foi um Santo que proclamava a palavra de Deus com amor, com devoção, com Fé. Mesmo após a morte, sua língua permanece incorrupta. E nós como temos agido? Proclamamos à Deus? Ou somente proclamamos os defeitos dos outros? Santo Antônio foi um grande pregador, imitemos a ele, vamos aquecer e ajudar aos que precisam, vamos ajudar os irmãos e cumprir as obras de misericórdia. “Tudo que fizestes ao menor dos seus irmãos é à mim que estará fazendo”.

Vamos ter o dom da Humildade, da Pobreza e Obediência. A Palavra é viva. quando são as obras que falam. Se falamos e não agimos da mesma forma, o Senhor nos amaldiçoa como amaldiçoou a Figueira que não deu frutos. Falamos tanto, queremos ensinar, mas em nossa vida estamos sem paciência, humildade e obediência. Quanto temos que aprender. Que sejamos cristãos, que busquemos aprender, abertos aos ensinamentos e orientações do Evangelho e da Igreja.


Pe José de Anchieta Moura Lima
Administrador Paroquial da Catedral de Juiz de Fora

Arquivos

Tags

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video