chamada blog

Santo Antônio: Padroeiro de Juiz de Fora

DSC05973 400x306Além de ser padroeiro da cidade, Santo Antônio é padroeiro da Arquidiocese de Juiz de Fora, da Catedral Metropolitana e do Seminário Arquidiocesano. É comemorado no dia 13 de junho, feriado municipal. O que muitas pessoas não sabem é de onde vem esta devoção a um dos santos mais populares da Igreja Católica.

De acordo com o documento produzido em homenagem ao Jubileu Áureo da Arquidiocese, “Juiz de Fora: Nossa História é de fé, Nossa Igreja tem arte”, a devoção da cidade a Santo Antônio surgiu bem antes de sua emancipação política, quando Juiz de Fora era apenas uma vila. A devoção teria sido trazida pelos portugueses.

Relatos históricos narram que o fazendeiro Antônio Vidal deu exemplo dessa devoção, em 1741, quando decidiu pedir licença para construir uma capela com a invocação do santo. Por ter seu nome homônimo ao de Santo Antônio, acredita-se que essa atitude foi uma homenagem ao santo, o que remete a uma “hereditariedade” da fé.

“O arraial de Santo Antônio do Paraibuna se formou não só a partir da movimentação proveniente do Caminho Novo, mas também em virtude das manifestações de religiosidade das pessoas que sentiram a necessidade de construção de uma capela”, diz o documento a respeito do espaço coletivo, que se tornou ponto de referência.

Em 1850, a então Vila de Santo Antônio do Paraibuna de Juiz de Fora teve sua capela de Santo Antônio elevada à categoria de paróquia, a qual se tornou a matriz, no mesmo local onde se encontra hoje, como a Catedral Metropo-litana de Juiz de Fora.


NA IGREJA: “SANTO ANTÔNIO FUJÃO”depoisrestaurado stoantoniofujao 208x400

A imagem de Santo Antônio Fujão, foi a primeira de Juiz de Fora e possui mais de 200 anos. Conta-se que quando foi construída a capela de Santo Antônio de Juiz de Fora, em meados do ano de 1844, à margem da Estrada Geral (hoje avenida Barão do Rio Branco), trouxeram em procissão a imagem de Santo Antônio para o novo templo. Porém, a imagem teria sumido e aparecido na sua capelinha de origem. Tornaram a levar a imagem do santo para a nova capela, mas novamente ela retornou para seu local de origem. Daí o nome “Santo Antônio Fujão”. A imagem é preservada até hoje, passou por um processo de restauração e ela é exposta durante a Festa de Santo Antônio, no dia 13 de junho.

SANTO ANTÔNIO: PEQUENO HISTÓRICO DE VIDA

Santo Antônio nasceu em Lisboa no ano de 1195, recebendo no batismo o nome de Fernando de Bulhões. Inicial-mente, tornou-se frade regrante de Santo Agostinho, e em 1220 passou para a ordem de São Francisco, assumindo o nome de Antônio. O sobrenome de “Pádua” relaciona-se à cidade italiana onde ele viveu seus últimos anos e conserva até hoje suas relíquias.

Arquivos

Tags

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video