chamada blog

Agosto: mês vocacional

banner vocacao

O mês de agosto é consistente no chamado para o aprofundamento da vida eclesial. A Igreja no Brasil, com muita sensibilidade, indica este mês para refletir a importância e a diversidade das vocações na Igreja.

A vocação cristã tem uma única origem: Deus. Do seu divino coração partem todas as vocações e todos os chamados. Deus chama porque nos quer felizes e realizados. Vocação não é apenas realização cristã, é também realização humana. Acertar na vocação é acertar na história da própria felicidade. Uma vocação realizada é plenitude de paz e alegria.

A vocação é um chamado. E quando Deus chama, quer uma resposta. Basta olhar a atividade de Jesus. Logo no início da sua missão, escolhe um pequeno grupo de homens, chamados discípulos e entre eles escolhe amigos mais íntimos a acompanhá-Lo em toda a sua obra missionária. São os apóstolos. Nesse jeito de chamar há alguns elementos fundamentais: Jesus vai ao encontro deles. A iniciativa é sempre de Jesus. E vai justamente encontrá-los no lugar do seu trabalho. Estavam pescando junto ao Mar da Galileia e Cristo os chama e eles deixam as redes, seu trabalho, seu ganha pão, seu pai, e seguem generosamente a Jesus.
É interessante notar essa decisão dos apóstolos: deixam tudo. Ainda não conheciam Jesus, mas o jeito de Ele chamar, de olhar para eles, de aproximar-se com amizade, os toca bem no fundo do coração e sentem algo de novo. E a primeira coisa que Jesus faz com eles é uma experiência de vida, chama-os para ficar com Ele, portanto, um gesto de amizade e de carinho.

Jesus quer que façam uma experiência de vida, de amizade, de relacionamento amigo. Só depois os manda fazer a experiência missionária, enviando-os a evangelizar.
Jesus chamou os apóstolos para o seguirem. No mundo de hoje Deus continua chamando. Chama pelas casas e ruas, pelas cidades e vilas, pelas roças e pelo mundo urbano. É o Cristo que continua chamando na intimidade do coração. A voz de Deus é sempre uma voz suave, não força, não impõe, mas convida e o seu convite é cheio de amor e de ternura: “Vem e segue-me”.

O mês vocacional, em seus domingos, nos coloca diante de quadros bem concretos:
No primeiro domingo celebramos a vocação aos ministérios ordenados. Na Igreja, desde dos seus primórdios, temos os três ministérios: o bispo, o presbítero e o diácono. 

A vocação matrimonial é celebrada no segundo domingo. Destacar o dia dos pais é enfocar a vocação e a missão matrimonial e familiar. 

O terceiro domingo é dedicado à vida consagrada. É a vocação dos religiosos e religiosas, aqueles que aceitam o desafio de viver os valores radicais do Evangelho, dentro do carisma que o Fundador ou Fundadora descobriu, como modo de transformação espiritual do mundo. 

No quarto domingo, celebramos a vocação dos leigos e leigas. A Igreja insiste hoje no protagonismo dos leigos, seja nos âmbitos da fé e da comunidade eclesial, mas preferencialmente na esfera do mundo. Por fim, no quinto domingo celebramos e agradecemos a Deus a generosidade dos catequistas.

É importante que neste mês, de modo especial, possamos nos comprometer com a vivência da nossa vocação e rezarmos intensamente pelas vocações seguindo o pedido de Jesus: Enviai, Senhor, operários para a messe, pois a messe é grande e os operários são poucos!

                                                    Mons. Luiz Carlos de Paula
                                                          Pároco da Catedral

Arquivos

Tags

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video