chamada blog

Preparando a Páscoa

cartzcf2016

A Campanha da Fraternidade, deste ano, é ecumênica, tendo como objetivo debater as questões relativas ao saneamento básico, desenvolvimento social, saúde integral e qualidade de vida dos cidadãos. O tema escolhido para a Campanha é “Casa comum, nossa responsabilidade”, e o lema, “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24). A proposta está em sintonia com a Encíclica do Papa Francisco, “Laudato Si”.


A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) será coordenada pelo CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs) e todas as igrejas que integram este Conselho. Integram o CONIC a seguintes igrejas: Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Igreja Presbiteriana Unida (IPU), Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA). Tem, também, a participação da Aliança de Batistas do Brasil e da Visão Mundial, que é uma organização internacional que reúne pessoas ligadas a diferentes igrejas evangélicas que não fazem parte do CONIC. Também participa o CESEEP: Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular que é um dos membros fraternos do CONIC.

É importante destacar que a IV Campanha da Fraternidade Ecumênica terá uma dimensão internacional, pois a Misereor, organização alemã ligada aos Bispos católicos daquele país realizará a sua Campanha de Quaresma em parceria com o CONIC, abordando, o mesmo tema que será refletido em nosso país. Essa será uma Campanha que irá transcender fronteiras.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica é uma iniciativa que vem acontecendo de cinco em cinco anos, tendo a participação de muitas Igrejas cristãs, sempre de forma ecumênica, reconhecendo a beleza de cada Igreja na vivência do Evangelho. A primeira CFE foi organizada no ano 2000, e teve como tema “Dignidade humana e paz”, e o lema escolhido foi: “Novo milênio sem exclusões”. A segunda edição, em 2005, refletindo a “Solidariedade e paz”, com o lema: “Felizes os que promovem a paz”. Em 2010, o tema foi “Economia e Vida”, com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

O Ecumenismo nasce da convicção de nossa fé, da doutrina na qual acreditamos. Para ser ecumênico é preciso reconhecer que a crença dos outros, ainda que seja diferente da nossa, tem seu valor. Deste modo, reconhecer a fé do outro não diminui a importância de nossa fé. Ser ecumênico significa caminhar juntos para a construção de uma sociedade justa e solidária a caminho do Reino definitivo.

O tema e o lema da Campanha abordam duas dimensões fundamentais para a vida: o cuidado com a criação e a luta pela justiça. A Campanha da Fraternidade Ecumênica busca gerar e contribuir para a reflexão crítica das atuais estruturas de desenvolvimento que orienta as políticas públicas e econômicas do país. Desta maneira, analisa o meio ambiente, de modo pontual, os serviços de Saneamento Básico em nossa nação.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), desde 1964, através das Campanhas da Fraternidade, sempre convida a sociedade brasileira a refletir no Tempo da Quaresma assuntos relevantes que marcam a vida da sociedade. Enfim, a Quaresma é tempo forte de conversão, de mudança interior, de graça e de salvação. Preparamo-nos para viver, de maneira livre e amorosa, o momento mais importante do ano litúrgico e da história da salvação: a Páscoa. Que todos vocês, queridos paroquianos, tenham uma abençoada Quaresma e uma feliz Páscoa.

                                              Pe. Welington Nascimento de Souza
                                                              Vigário paroquial

Arquivos

Tags

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video