chamada blog

Eucaristia: Alimento de uma Igreja sempre em missão

CorpusChristi GA expressão Corpus Christi, que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Acontece sempre em uma quinta-feira, lembrando a Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento.

Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele tomou o pão e disse: “tomai todos e comei, isto é o meu corpo que será entregue por vós.” Do mesmo modo, ao fim da ceia, tomou o cálice com vinho e disse: “tomai todos e bebei, este é o cálice do meu sangue que será derramado por vós e por todos para a remissão dos pecados.” Em seguida disse ainda: “fazei isto em memória de mim.”“ O que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia, porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente” (Jo 6, 55-59).

Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para a caminhada. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.
A celebração de Corpus Christi consta de uma Missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus peregrino em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto.

A festa de Corpus Christi amplia para a cidade a intimidade da mesa eucarística que congrega os amigos de Cristo. Por um dia se realiza, simbolicamente, o sonho de fraternidade que o Evangelho continua a propor como a vocação que deve inspirar todo projeto da sociedade.

Como Evangelho, a Eucaristia é semente que pede para nascer e desabrochar em frutos. Tem a força de provocar consequências, que estão além das causas humanas envolvidas em sua confecção. A Eucaristia é pão e vinho, mas com um fermento diferente. A tradição até coloca que deveria ser pão sem o costumeiro fermento, porque o dela é a força de Deus.

A celebração de Corpus Christi quer nos levar ao compromisso com a festa da partilha, para que o alimento que existe no mundo chegue à mesa de todos, para que a vida aconteça. Isto se dá quando acontece a partilha e não a acumulação: “Todos comeram e ficaram saciados.”

                                                  Mons. Luiz Carlos de Paula
                                              Pároco da Catedral Metropolitana


Arquivos

Tags

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video