chamada blog

Feliz Natal!

2O nascimento de Jesus é tema permanente, não pode ser só de um dia de festa, mas de toda a trajetória da humanidade. Não basta uma festiva celebração, comida, bebida, música, enfeites e outras iniciativas passageiras; é necessário nos comprometermos com o Deus revelado em Jesus Cristo que por amor veio ao nosso encontro. “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós”, Deus eterno, o Filho, segunda pessoa da Santíssima Trindade, assume a nossa natureza humana.

Um Deus em forma de criança, um Deus que nasce numa manjedoura, perto dos pobres como Maria e José, dos trabalhadores como os pastores, um Deus incompreendido pelos grandes como Herodes, um Deus que precisa ser cuidado por uma família como qualquer criança. Jesus é o Deus conosco, interessado por nós, que cuida de nós, que acompanha nossa vida.

O Natal é o momento privilegiado para aprendermos as lições profundas que o Filho de Deus nos dá, abrindo a nossa compreensão para a prática do amor solidário em nossas vidas. No ambiente familiar, é a oportunidade de reconciliação e de melhorar a vivência da fraternidade. Nas situações cotidianas na sociedade, precisamos esquecer mágoas e renovar o relacionamento e apreço mútuos.

Diante do presépio, cada cristão deveria parar, olhar, contemplar e adorar. E sair dali, levando em seu coração emoções que jamais deveriam se apagar, e assumindo o compromisso com a construção do Reino eterno e universal que Jesus veio instaurar: reino da verdade e da vida, da santidade e da graça, da justiça, do amor e da paz.

Ao celebrar o Ano Mariano, exaltamos a Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa, pelo sim que possibilitou a maravilha da vinda do Filho de Deus ao mundo, pois o verbo se fez carne em seu ventre e veio habitar entre nós.


Mons. Luiz Carlos de Paula
Pároco da Catedral Metropolitana

 

 

Arquivos

Tags

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video