chamada blog

Mês da Bíblia 2023: Vestindo a Nova Humanidade em Efésios

BibliaÀ medida que nos aproximamos do mês de setembro, nossos corações se enchem de alegria e expectativa, pois é chegada a ocasião do Mês da Bíblia. Este é um período especial em que somos convidados a nos voltar para as Sagradas Escrituras e aprofundar nosso entendimento da Palavra de Deus. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sempre atenta ao nosso crescimento espiritual, nos motiva a embarcar nesta jornada de reflexão e aprendizado.

Este ano, somos chamados a mergulhar na Carta aos Efésios, um dos textos preciosos que compõem a Bíblia. A inspiração que nos guiará ao longo deste mês é “Vestir-se da nova humanidade!” (cf. Ef 4,24). Que frase poderosa e repleta de significado! Neste mundo em constante mudança e desafios, somos convocados a vestir a armadura espiritual que nos torna verdadeiramente humanos aos olhos de Deus.

A Carta aos Efésios nos conduz a uma reflexão profunda sobre nossa identidade como filhos e filhas de Deus. Ela nos convida a considerar como podemos nos revestir com as virtudes divinas, abandonando antigas maneiras de viver e abraçando a plenitude da vida em Cristo. Em um mundo frequentemente marcado pela divisão, ódio e egoísmo, somos exortados a nos revestir da nova humanidade que é caracterizada pelo amor, compaixão, humildade e perdão.

Ao estudarmos e meditarmos sobre as palavras da Carta aos Efésios, somos chamados a fazer uma autoavaliação sincera. Estamos vestindo a nova humanidade em nossas vidas diárias? Estamos refletindo a luz de Cristo em nossas ações, palavras e relacionamentos? Este mês nos oferece a oportunidade de reavaliar nossas prioridades, de nos voltar para Deus e de buscar a transformação interior que nos torna verdadeiramente semelhantes a Ele.

O mês de setembro foi designado como o período de celebração da Bíblia devido à comemoração de São Jerônimo (340-420), venerável doutor da Igreja que desempenhou um papel crucial na precisa tradução da Bíblia para o latim, a língua oficial da Igreja naquela época. Esse trabalho foi realizado a pedido do Papa Dâmaso. Entre as palavras memoráveis de São Jerônimo encontra-se a afirmação: “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”.

Ao introduzirmos solenemente a Bíblia no início da celebração Eucarística, trazemos conosco a rica tradição dos ensinamentos apostólicos, desde Pedro, Paulo, Tiago e os doze, até o Papa Francisco e nossos bispos. Através disso, a Igreja perene e eterna é iluminada pela luz do Evangelho, alimentada na Eucaristia e na partilha do Pão, antecipando a glória eterna.

Quando ouvimos com devoção a leitura das Sagradas Escrituras, nossos corações e mentes se abrem para a completa revelação da história da salvação, culminando em Cristo crucificado. A Palavra de Deus deve encontrar frutos em nossas obras de fé, manifestando-se através de nossas ações e atitudes cotidianas.

Que este Mês da Bíblia seja um tempo de renovação espiritual, de abertura para a ação transformadora de Deus em nossas vidas e de compromisso renovado com os valores do Reino de Deus. Que possamos verdadeiramente vestir-nos da nova humanidade, refletindo a imagem de Cristo ao mundo ao nosso redor.

Com bênçãos e orações,


Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

Arquivos

Tags

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video