chamada blog

Dom Eurico dos Santos Veloso: uma vida dedicada a evangelizar os povos

Dom-Eurico-e1620766616882-1-213x300A paz de Cristo esteja com todos nós. Com profunda tristeza e pesar, recebi a notícia da partida do nosso amado Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG), o Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Eurico dos Santos Veloso. Sua morte é uma perda imensa para nossa comunidade eclesiástica e para todos que tiveram a honra de conhecer sua devoção, sabedoria e liderança espiritual. Elevemos nossos corações em gratidão e oração em reconhecimento ao trabalho abençoado que nosso irmão realizou em vida. Testemunhei seu espírito catequista, sua dedicação incansável à formação espiritual daqueles que buscam compreender e viver a fé foi verdadeiramente inspirador.

Recordemos as palavras de São Paulo em 1 Coríntios 3,6-7: “Eu plantei, Apolo regou, mas Deus deu o crescimento. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.” Dom Eurico foi como um jardineiro fiel, plantando as sementes da fé nos corações daqueles que buscam a verdade.

Sua capacidade de compartilhar as verdades da fé de maneira cativante e acessível é um dom que toca vidas e ilumina mentes. Seu compromisso com a educação religiosa foi muito além de transmitir conhecimento — ajudou as pessoas a experimentar um encontro pessoal com Cristo.

A catequese é uma jornada de fé, e você desempenha um papel crucial ao guiar os outros em seu caminho espiritual. Seu serviço é um testemunho vivo do amor de Deus e do chamado para compartilhar Sua mensagem. Quem teve a honra de conhecê-lo, sabia que sua grande missão era evangelizar os povos, como a missão que Jesus nos instrui “ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar todas as coisas que vos ordenei.” (Mt 28,19-20)

Seus artigos periódicos, publicados em vários meios de comunicação do país, eram esperados com grande expectativa por quem acompanhava suas palavras de sabedoria — um sinal do alcance de suas mensagens de orientação, testemunho e acolhimento.

Neste momento de luto e saudade, quero compartilhar palavras de conforto e esperança encontradas nas Sagradas Escrituras, fonte de consolo e luz em tempos difíceis.

Como bem nos diz o Senhor “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.” (Mt 5,4) Que encontremos consolo nas lágrimas que derramamos, sabendo que o Senhor está presente para nos consolar em nossa tristeza. Lembremos o Salmo (23,1), “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.” Nosso amado Arcebispo Dom Eurico dos Santos Veloso agora repousa nos pastos verdejantes preparados pelo próprio Senhor.

Ainda que nossos corações estejam pesados, confiamos na promessa das Escrituras Sagradas. “Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão.” (Sl 126,5) Embora agora choremos sua partida, alegria e esperança virão com o tempo, à medida que lembrarmos das muitas bênçãos que a vida e seu ministério.

Dom Eurico dos Santos Veloso foi um farol de fé, amor e serviço à Igreja. Que o Senhor, em Sua infinita misericórdia, o acolha em Seus braços amorosos e o recompense por sua dedicação e serviço à Sua Igreja. Que sua memória seja uma fonte de inspiração contínua para todos nós, impulsionando-nos a viver uma vida de fé, amor e serviço, seguindo o exemplo que ele nos deixou.

Em oração e comunhão de fé,


Dom Vilson Dias de Oliveira
Bispo Emérito de Limeira (SP)

Arquivos

Tags

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video