chamada blog

Agosto: mês das vocações

agosto

O mês vocacional, em seus domingos, nos coloca diante de quadros bem concretos:
No primeiro domingo celebramos a vocação aos ministérios ordenados. Na Igreja, desde dos seus primórdios, temos os três ministérios: o bispo, o presbítero e o diácono. Celebrar este dia é viver o jeito de Jesus, que convoca os apóstolos e depois os discípulos para viverem com ele e assumirem a tarefa de evangelizar e de construir comunidades através dos três serviços: o anúncio da Palavra, a celebração litúrgica e a caridade.

A vocação matrimonial é celebrada no segundo domingo. Destacar o dia dos pais é enfocar a vocação e a missão matrimonial e familiar. A paternidade é o jeito de constituir a base da família, como experiência de vida e de fé. Os pais devem ser os primeiros educadores e principais catequistas, que lançam os valores da vida e do Evangelho no coração dos filhos e, consequentemente, no coração da sociedade e do mundo.

O terceiro domingo é dedicado à vida consagrada. É a vocação dos religiosos e religiosas, aqueles que aceitam o desafio de viver os valores radicais do Evangelho, dentro do carisma que o Fundador ou Fundadora descobriu, como modo de transformação espiritual do mundo. A vida religiosa faz parte integrante da santidade da Igreja. Basta pensar no grande número de fundadores e fundadoras que souberam dar respostas concretas e exigentes às necessidades do seu tempo e que, hoje, com a permanente atualização, seus seguidores aceitam o desafio de viver o mesmo espírito nas condições diferentes da época atual.

No quarto domingo, celebramos a vocação dos leigos e leigas e, por extensão, o dia do catequista. A Igreja insiste hoje no protagonismo dos leigos, seja nos âmbitos da fé e da comunidade eclesial, mas preferencialmente na esfera do mundo. O leigo cristão tem a missão de ser o fermento de transformação profunda das realidades temporais, vivendo na comunhão da Igreja.

É importante que neste mês, de modo especial, possamos nos comprometer com a vivência da nossa vocação e rezarmos intensamente pelas vocações seguindo o pedido de Jesus: Enviai, Senhor, operários para a messe, pois a messe é grande e os operários são poucos!

                                                           Monsenhor Luiz Carlos de Paula
                                                                   Pároco da Catedral

 

Arquivos

Tags

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video