chamada blog

Natal, Festa da Ternura

FamiliaEstamos vivendo o último mês do ano e nele celebramos muitos momentos marcantes na nossa vida eclesial. Começamos um novo Ano Litúrgico com o Tempo do Advento, que nos prepara para a Celebração do Natal e também para a volta de Jesus Cristo, visivelmente, no final dos tempos.

O mês de dezembro nos coloca diante da importância da avaliação da nossa caminhada anual, momento em que percebemos nossas conquistas e falhas e nos projetamos para o ano novo que se aproxima; isto deve acontecer em nível pessoal, familiar, eclesial e social.

É Natal. Nós só entendemos, de verdade, o que é o natal se o contemplarmos olhando o Deus-criança. Então, entendemos a grandeza desta festa, pois percebemos a humildade de Deus, que quer ser um de nós, fazendo parte de nossa história, assumindo as nossas condições humanas, para que, assim, possamos sentir o Deus que se interessa pela nossa vida concreta porque partilha da nossa história.

O espírito de Natal deve ser o grande inspirador de todos os nossos projetos. O nascimento de Jesus é o grande projeto amoroso de Deus para levar toda a humanidade à salvação plena, à fraternidade, a condições dignas. Deus entra na história para fazê-la história de grandeza espiritual e ética, transformando todas as realidades. O Evangelho proposto por Cristo é o grande projeto de valores éticos e humanos capazes de dar rumos mais felizes à história das pessoas e dos povos.

Natal é a presença de Deus em forma de criança! Um Deus que chega peregrino, sem casa e sem berço, mas acalentado pelo carinho de Maria e de José. Ele quis ter uma família. Cristo é a presença visível de Deus na nossa história, é uma presença que não mais acaba. É fraterna, perene e transformadora.

“Nasceu para nós o Salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc 2,11). Na união com Ele, no compromisso com o seu Evangelho, o mundo caminhará para a reconciliação e a paz, eliminando o mal e construindo o Reino do amor. É necessário que busquemos a paz onde ela se deixa encontrar: na gruta de Belém, pois, mesmo muitas vezes inconsciente, o mundo deseja ver Jesus, pois só Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.

                                                    Mons. Luiz Carlos de Paula
                                                          Pároco da Catedral



Arquivos

Tags

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video