chamada blog

Quaresma: Tempo de Conversão

quaresmaNa quarta-feira de cinzas, a Igreja abre o tempo especial chamado Quaresma. São quarenta dias de reflexão, interiorização e conversão para tornar mais profunda a consciência do que é ser cristão. Quaresma não é tempo de tristeza ou solidão, mas sim de amadurecimento espiritual. O ser humano precisa de momentos fortes para aprofundar suas opções de vida, necessita avaliar a sua caminhada à luz da Palavra de Deus e da oração.

Os quarenta dias evocam momentos importantes da história do povo de Deus: o dilúvio, que durou 40 dias e 40 noites; Moisés, que durante 40 anos ficou no deserto com o povo a caminho da Terra Prometida; o profeta Elias, que caminhou 40 dias até o Monte Horeb em direção ao Senhor, e Jesus, que jejuou 40 dias no deserto.

A Quaresma é o período em que a Igreja prepara-se para a Páscoa, através da oração mais intensa, do jejum e da vivência profunda da caridade, buscando, assim, uma conversão sincera.

A oração ajuda a comunidade e cada batizado em particular, no discernimento do projeto de Deus. A oração desperta e aviva a consciência de que todos somos irmãos, chamados a ter a vida plena.

O jejum é expressão de desprendimento e de liberdade face aos bens terrenos que dispõe a pessoa para a vivência da fraternidade e da solidariedade.

A esmola coloca a comunidade e cada pessoa em sintonia com os mais necessitados e excluídos. Nesse confronto somos chamados à partilha, motivados pela fé e pelo amor aos irmãos e irmãs. 

A Quaresma vivida num processo de conversão contínua nos levará à celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, possibilitando-nos a experiência profunda de inserção no Mistério Pascal de Cristo; Mistério que atua no presente da vida humana até completar-se na eternidade.

                                                            Mons. Luiz Carlos de Paula
                                                         Pároco da Catedral Metropolitana
                                                   Vigário-geral da Arquidiocese de Juiz de Fora


Arquivos

Tags

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video