Assessoria de Comunicação da CNBB apresenta aplicativo

app cnbbDurante a 61ª Assembleia Geral da CNBB, a Assessoria de Comunicação da CNBB apresentou o Aplicativo da CNBB. O aplicativo, que foi pensado a partir da premissa de permitir ao usuário fazer uma experiência de fé no ambiente digital, dá acesso à palavra oficial da Conferência e aos destaques dos regionais e das comissões episcopais.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa Parresia e está disponível gratuitamente para Android e iOS. Padre Arnaldo Rodrigues, assessor de Comunicação da CNBB, afirma que o App será um meio de comunicação de relacionamento, proporcionando um ambiente digital mais humanizado.

“Não é um espaço a partir do qual o usuário apenas recebe informações, mas onde pode interagir com a Conferência. Será possível navegar pelas últimas notícias em destaque, dos eventos, podcasts, fotos, vídeos e os artigos dos bispos.”

Além de notícias atualizadas por categorias, o usuário poderá facilmente acessar a liturgia diária e das horas e notícias das Comissões e Regionais da CNBB, divulgação de eventos e a palavra oficial da Conferência. O aplicativo oferece também a possibilidade ao usuário de criar sua conta e salvar os seus conteúdos preferidos.

Confira o vídeo de apresentação do aplicativo: https://youtu.be/IKLkfsIzMk4

Fonte: Portal A12

Papa reza pelo diálogo para o fim do conflito no Oriente Médio

cq5dam.web .800.800-34Ao final da oração do Regina Caeli, o Papa afirmou que acompanha com preocupação e dor a situação no Oriente Médio:

“Renovo o apelo a não ceder à lógica da reivindicação e da guerra; prevaleçam ao invés os caminhos do diálogo e da diplomacia, que pode fazer muito. Rezo todos os dias pela paz na Palestina e em Israel e espero que esses dois povos possam em breve parar de sofrer. E não nos esqueçamos da martirizada Ucrânia, a martirizada Ucrânia, que sofre muito com a guerra.”

O Pontífice pediu as orações dos fiéis pelo padre Matteo Pettinari, jovem missionário da Consolata na Costa do Marfim que morreu num acidente de carro. “Conhecido como o ‘missionário incansável’, deixou um grande testemunho de generoso serviço. Rezemos pela sua alma.”

Originário da província de Ancona, 42 anos de idade, Padre Matteo estava em missão no país africano há 13 anos. Ele faleceu em 18 de abril em uma colisão entre seu carro e um ônibus. Seu trabalho missionário incluía a construção de uma igreja com a participação da população local. Também colaborou com o Vatican News no projeto de conscientização sobre a vacinação contra a Covid-19.

Oração pelas Vocações

Francisco recordou ainda a celebração neste IV Domingo da Páscoa do Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que este ano tem por tema “Chamados a semear a esperança e a construir a paz”.

“É uma bela ocasião para redescobrir a Igreja como comunidade caracterizada por uma polifonia de carismas e de vocações a serviço do Evangelho. Neste contexto, dirijo de coração a minha saudação aos novos presbíteros da diocese de Roma, que foram ordenados ontem à tarde na Basílica de São Pedro. Rezemos por eles!”

Os onze novos sacerdotes têm várias proveniências e se formaram no Seminário Romano Maior, no Almo Colégio Caprânica e no Seminário Redemptoris Mater: um argentino, um chileno, dois romenos e sete italianos. O mais novo tem 26 anos e o mais velho, 45.

A celebração eucarística foi presidida pelo card. Angelo de Donatis e marcou sua despedida como Vigário-Geral do Papa para a Diocese de Roma, já que ele foi nomeado pelo Pontífice como Penitenciário-Mor.

Fonte: Site da Canção Nova

Entre Bispos, Assessores e Colaboradores, mais de mil pessoas participaram do desenvolvimento da Assembleia Geral

61ass cnbbDesde o último dia 10, até a manhã do dia 19, o episcopado brasileiro esteve em Aparecida (SP) para a realização da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“O Caminho Sinodal” foi o tema do retiro espiritual que iniciou a 61ª edição da AG e contou com a assessoria do secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin.

Ao todo, ao longo das duas semanas, o encontro de comunhão eclesial teve 27 sessões que trataram assuntos variados em prol da ação evangelizadora nos quatro cantos do país.

Em clima de comunhão, os bispos emitiram quatro textos: uma mensagem ao povo brasileiro e outra aos cristãos católicos; e duas cartas, uma ao Papa Francisco; e a outra ao prefeito do Dicastério para os Bispos.

Escuta de Deus e dos irmãos

Divididos em 19 regionais, mais de 400 bispos participaram do evento eclesial que, com silêncio orante e reflexão comum, o episcopado contribuiu para a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) com o uso do método de discernimento comunitário intitulado de “Conversa no Espírito”. Em 45 pequenas comunidades, em diversos momentos, os bispos partilharam momentos de escuta de Deus e dos irmãos.

“O método de conversação no Espírito vai favorecer uma maior participação de todos nos processos de evangelização”, indicou o subsecretário pastoral da CNBB, padre Jânison de Sá Santos, ao afirmar que o método adotado exige a interação de todos.

Ministério do Catequista

Em rito inédito no país, o arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão Episcopal Bíblico-Catequética da CNBB, dom Leomar Brustolin, em nome de todos os bispos, presidiu a Celebração de Instituição do Ministério do Catequista.

Ao todo, 19 catequistas, um de cada regional, receberam o ministério instituído pelo Papa Francisco através do Motu Próprio Antiquum Ministerium.

Marca do amor

Sobre os trabalhos da AG, o subsecretário adjunto geral da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, que ajudou na logística do evento eclesial, sublinhou que foi um momento de graça. “Trabalhar na Assembleia, favorecendo estrutura e meios para que os bispos possam rezar e refletir, é contribuir com o anúncio do Evangelho na Igreja no Brasil”, comentou.

Ao trazer a frase de Santo Ambrósio, “Aquilo que o amor faz o medo jamais poderá realizá-lo”, o padre Patriky destacou que os serviços prestados pelas 637 pessoas envolvidas na concretização da Assembleia Geral, entre assessores e colaboradores da CNBB, e do Santuário Nacional, “tiveram a marca do amor: na preparação, na realização e nos encaminhamentos finais”, finalizou.

Hino em língua portuguesa

No dia 16, durante a realização da AG, em Missa no Santuário Nacional, o Hino Oficial brasileiro do Ano Jubilar foi entoado pela primeira vez.

Com o tema “Peregrinos da Esperança”, escolhido pelo Papa Francisco, o Jubileu terá início no Natal deste ano e se estenderá durante 2025. A apresentação em língua portuguesa contou com a presença dos diretores musicais do hino, o maestro Delphim Porto e padre José Weber, da São Paulo Schola Cantorum, assessores e colaborados da Conferência Episcopal. A execução do hino também se repetiu na 16ª sessão da Assembleia quando os bispos aprofundaram o tema do Jubileu 2025.

Engajamento na comunicação

Em um trabalho de comunicação integrada, 9 coletivas de imprensa informaram os principais temas refletidos nos dias da Assembleia. Com transmissões, programas, podcasts e publicações, as redes sociais da Conferência Episcopal tiveram um aumento de 80% no engajamento. Programas de rádio também foram produzidos pela Assessoria de Comunicação da CNBB durante os trabalhos da Assembleia.

Para proporcionar a integração dos fiéis com a entidade em todo o país por meio de notícias, formação e espiritualidade, ontem, dia 18, a presidência da CNBB e a assessoria de comunicação laçaram o aplicativo da Conferência Episcopal.

Fonte: Site da CNBB

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video