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Vigília de Pentecostes

crismaEnviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra
toda a face renovai. (Sl 103/104)


Neste sábado, dia 27 de maio, celebramos a Vigília de Pentecostes. Antes de alguma solenidade importante da Igreja, sempre acontece a vigília. Ao longo do ano, acontecem várias grandes vigílias: as mais conhecidas são: Vigília da Páscoa (a mais importante do ano e celebrada no Sábado Santo), a Vigília do Natal (celebrada na noite do dia 24 de dezembro) e a Vigília de Pentecostes (celebrada na noite que antecede a solenidade). Com a terceira edição típica do Missa romano se acrescentaram outras.

A Vigília de Pentecostes também é uma das mais belas e importantes da Igreja, pois acontece na noite que antecede a grande solenidade de Pentecostes. Ao longo da vigília, podemos pedir que o Espírito Santo venha sobre nós com todos os seus dons. Celebrar Pentecostes é celebrar a perfeição de Deus e a totalidade de seu amor por nós. Pois os sete dons do Espírito Santo que Deus derrama sobre nós é perfeição de seu amor por nós. Deus nos escolheu e nos enviou, do mesmo modo que fez com os discípulos.

A Vigília de Pentecostes, ao mesmo modo que as outras vigílias, celebra-se a partir das 18h. A vigília poderia ser celebrada de madrugada e ir até ao amanhecer, mas é claro que devido às questões pastorais e de segurança, a vigília é celebrada por volta das 20h. A vigília tem a duração de duas a três horas, mais ou menos. Peçamos com fervor que o Espírito Santo venha sobre a Igreja e sobre cada um de nós e renove em nós o amor a Cristo e à Igreja. Que o Espírito Santo venha em socorro da nossa fraqueza e nos dê o dom da fortaleza.

Com a celebração da Vigília de Pentecostes somos convidados a nos abrir à ação do Espírito Santo e pedir que venha sobre nós os sete dons. O Espírito Santo vem em socorro da nossa fraqueza e nos ajuda a não perder fé e nem a esperança em dias melhores. Somos os escolhidos e amados por Deus, desde o nosso batismo pertencemos a Ele e recebemos a marca indelével do Espírito Santo. Ao longo da nossa vida, temos que viver segundo o Espírito Santo e não segundo a carne.

Ao longo da vigília, além de pedir os dons do Espírito Santo sobre cada um de nós, tem a liturgia da Palavra com uma leitura do antigo testamento, salmo responsorial, segunda leitura e evangelho. A celebração de Pentecostes encerra as celebrações do tempo pascal, e o Círio Pascal é apagado e guardado, mas ele deve permanecer aceso no nosso coração. A cor vermelha predominante na celebração de Pentecostes indica a cor do amor que devemos pela Igreja de Cristo e nos lembra a cor do fogo, que deve abrasar o nosso coração.

Temos como sugestão no diretório litúrgico 4 leituras do AT, salmo responsorial e duas leituras do NT. Selecionamos as leituras abaixo como oportunidade de reflexão.

A primeira leitura escolhida é do livro de Gênesis (Gn 11, 1-9). Até então, os povos falavam uma língua só e todos se entendiam e tinham um único objetivo em comum. Até então os homens partiram do Oriente e foram parar na planície de Sinear e ali se estabeleceram. Eles tiveram a ideia de construir uma torre que atingisse o céu e dessa forma ficassem famosos. A torre se chamaria “torre de babel”. O Senhor vendo aquilo resolve intervir e ver que cidade e que torre eles estavam construindo. O Senhor percebe que aquele era só o começo de seus empreendimentos e decide descer à terra e misturar as suas línguas, ou seja, cada um falaria uma língua, de modo que não se entenderiam. E o Senhor os dispersou pela superfície da terra e eles cessaram de construir a torre.

O salmo responsorial é o 103 (104), que nos diz em seu refrão: “Enviai o vosso espírito Senhor, e da terra toda face renovai”. Peçamos a Deus que envie o Espírito Santo e transforme o coração das pessoas. Que o Espírito Santo derrame os seus dons sobre a humanidade e os povos vivam no amor e na concórdia.

A segunda leitura dessa vigília é de Romanos (Rm 8, 22-27). Paulo relata em sua carta aos romanos que toda a humanidade está gemendo, como em dores de parto. Um contexto bem atual para os dias de hoje, em que vivemos conflitos, guerras e tantas violências em nossas cidades. A humanidade pede socorro e geme como em dores de parto. Mas não devemos desistir da oração e de pedir com fé que o Espírito Santo venha sobre nós. Peçamos que ele venha em socorro da nossa fraqueza e nos ajude a rezar, que por meio do Espírito Santo alcancemos a salvação.

O Evangelho escolhido para essa vigília é segundo João (Jo 7, 37-39). Jesus é a fonte de água viva que sacia a sede da humanidade. Muitos se perguntavam como Ele poderia se dar em comida e bebida? Isso só era possível graças à ação do Espírito Santo. Igualmente, nos dias de hoje, somente pela ação do Espírito Santo temos o Corpo e Sangue de Cristo.

O Espírito Santo nos ilumina com a fé e por meio da fé podemos acreditar que aquele pão e vinho apresentados ao altar se tornaram, pela ação do espírito, em Corpo e Sangue de Cristo. Que o Espírito Santo de Deus renove a nossa fé e a nossa esperança e possamos sempre ter na Igreja a presença real de Jesus Cristo, através da Eucaristia. Que possamos abrir os nossos olhos para a fé.

Celebremos com fé e esperança a solenidade de Pentecostes, participando das celebrações da vigília e do dia de Pentecostes. Que o Espírito Santo venha sobre cada um de nós e nos faça novas criaturas. Coloquemos em pratica a nossa fé no dia a dia e que possamos sempre crer no alimento que nos garantirá a vida eterna, que é o Corpo e Sangue de Cristo. Amém.

Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

A Páscoa da Ressurreição, nossa esperança

DSC 0720A nossa Páscoa é Jesus Cristo. A Páscoa cristã se baseia na páscoa dos hebreus presente no Antigo Testamento. Nesta, observamos a prefiguração da realidade futura que é a imolação de Cristo na cruz. O sangue de um animal irracional não seria suficiente para eliminar o pecado. Somente Cristo, Filho de Deus que se fez homem, vai ser capaz de, pelo seu sangue derramado, eliminar a força do pecado e da morte e libertar a pessoa humana, abrindo para ela, novamente, as portas do Paraíso. Ele é o verdadeiro Cordeiro Pascal.

Pelas leituras bíblicas, observa-se que os Apóstolos, mesmo na constatação dos fatos, ainda não entediam bem o que era a ressurreição, ainda que Jesus tivesse se referido a ela em suas pregações, como se pode ver no evangelho de São Lucas: “O Filho do Homem será morto, mas ressuscitará” (cf. Lc 9,22).

Na manhã da ressurreição as mulheres foram ao túmulo e constataram que estava vazio, não percebendo o que havia acontecido. Porém, o próprio Cristo se apresenta vivo a elas, manifestando-se, posteriormente, durante 40 dias, aos Apóstolos e a muitas outras pessoas. Paulo diz aos coríntios que Jesus se apresentou ressuscitado a mais de quinhentas pessoas (cf. I Cor 15, 16).

Os Apóstolos puderam ver, tocar em seu corpo, observar suas chagas, ouvir a sua voz. Um dos elementos caraterísticos das aparições é o aspecto da comensalidade. Em quase todas as manifestações, o Senhor toma refeição com eles, partindo o pão, tomando vinho, comendo peixe. A Igreja vê nestes aspectos a imagem da Eucaristia que ela celebra desde os primeiros dias, como presença viva e contínua do Senhor.

Os Apóstolos poderiam imaginar que a ressurreição fosse apenas uma recordação, a presença da alma de Cristo. Porém, esta explicação não corresponde à realidade, pois a alma não morre. Na verdade, o que eles viram foi o corpo com os sinais da paixão. Um corpo, certamente, diferente daquele anterior, no sentido em que é um corpo glorioso, mas com as mesmas características por eles plenamente reconhecidas. Esse mistério é o fundamento da fé cristã. Trata-se de algo sobrenatural que supera os limites da natureza. São Paulo, escrevendo aos Colossenses, diz: “Se ressuscitastes com Cristo, agora pensai nas coisas do alto, não nas coisas da terra somente” (cf. Cl 3,1). Na verdade, Deus criou o homem e a mulher para serem transformados, para viverem eternamente. O ser humano é um sempre “vir-a-ser”, nos ensina a Filosofia.

O testemunho inequívoco dos Apóstolos e das santas mulheres é a base da fé anunciada e transmitida pela Igreja durante a história. Sem tais testemunhos, a fé cristã seria inútil. O anúncio da ressurreição vem sendo transmitido pela Igreja de geração em geração.

Ainda vivendo as alegrias pascais, que duram 50 dias como se fossem um único domingo, relembremos o Salmo 117: “Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos”. A ressurreição do Senhor é nossa esperança, diz Santo Agostinho. Celebrá-la é reconhecer que Deus não desiste de nós, mas espera-nos um dia, na casa eterna, onde viveremos para sempre com ele e os santos que já gozam da visão beatífica.


Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora

Encontrar Jesus nos caminhos da salvação

Encontro-de-Jesus-e-sua-MaeNão sabemos se o encontro de Jesus e Maria se deu no Calvário ou nalgum estágio deste doloroso caminho. O que importa é que, em algum momento, ele aconteceu e se assim foi, algo forte ele representará na vida de fé de cada um de nós que procuramos, embora pecadores, seguir os caminhos do Filho de Deus encarnado.

Para preparar-nos, podemos recordar de tantos outros encontros que Jesus teve em sua vida, aos quais marcou com sua misericórdia e sua bondade. O encontro com os discípulos dos quais escolheu 12 para serem seus apóstolos: vem e segue-me (cf. Mt 9,9); estes são encontros vocacionais que ilustram e alicerçam nossa ação pastoral no corrente ano de 2023, Ano Vocacional Brasileiro, instituído pela CNBB, com o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, evocando o maravilhoso encontro pascal de Jesus ressuscitado com os discípulos de Emaús (cf. Lc 24, 13-35).

Contemplemos o encontro de Jesus com cegos, coxos, paralíticos, surdos e endemoniados. Recordemos os encontros de nosso doce Jesus com várias mulheres a quem ele salvou com sua graça: a adúltera do capítulo 8 de São João: ninguém te condenou? Eu também não te condeno. Vai e de agora em diante não peques mais (Jo 8, 10). Recordemos o encontro com a Samaritana, a quem ele ofereceu a água que jorra para a vida eterna (cf Jo 4,1-42).

Recordemos o encontro de Jesus com a mulher encurvada a quem ele desencurvou, tornando-a ereta para si e para Deus, livre tendo ficado de um fluxo de sangue que há 12 anos a atormentava, pois, pela sua fé e humildade, pode ouvir dos lábios sacrossantos do Divino e Misericordioso Mestre: "Minha filha, a tua fé te salvou; vai em paz e fica curada de teu mal” (Mc 13, 34). A todas essas pessoas, olhou com olhar de compaixão, as reergueu de suas condições humilhantes, as curou de suas enfermidades físicas ou espirituais, as libertou do mal e as colocou em nova realidade.

Também Maria não encontrou Jesus somente uma vez, mas sua vida se compõe de uma sequência de encontros que se iniciam na anunciação do Arcanjo Gabriel, com o seu “Sim” total e indiviso a Deus, quando pronunciou a frase que se tornaria o lema de toda a sua vida: Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1,38). A decisão de seguir para sempre a vontade de Deus faz eco também na vida de seu castíssimo José, que, com a mesma maturidade humana e religiosa, assume as indicações de Deus Altíssimo que os escolheu.

Maria encontra vez primeira com o rosto físico de Jesus na manjedoura de Belém. Também o encontra, já prenunciando as dores fortes do futuro, no Templo de Jerusalém aos 12 anos, quando o perderam na multidão, estando já em viagem de retorno, após os dias festivos da Páscoa. Porém, durante a Semana Santa, presenciamos um encontro especialíssimo, cheio de dor, angústia e sofrimento, que Maria teve com seu Filho no momento da crudelíssima paixão que culminou com a morte.

A coroação de espinhos, longe de ser feita com um simples diadema de ramos pontiagudos como vemos nas representações da arte, era feita com um emaranhado de espinhos grandes que rodeavam todo o crânio, como um capacete, dominando terrivelmente toda a cabeça, da testa à nuca, de um lado ao outro, muitas vezes chegando a cobrir as orelhas. A profusão da hemorragia craniana banhava todo o rosto e os ferimentos provocados por golpes de paus sobre o maxilar e o nariz deixavam o sentenciado em estado irreconhecível. Daí se pode compreender a profecia de Isaias: Não havia nele beleza nem formosura, e vimo-lo, não tinha aparência do que ele era… Era o mais desprezado e abandonado de todos, homem do sofrimento, experimentado na dor, indivíduo de quem as pessoas desviam o olhar… (Is 53, 3).

Foi esta a figura que Maria viu e assustada contemplou, na estrada da amargura, quando se aproximava do Calvário. Foi este o espanto que lhe causou a crueldade praticada sobre o seu divino Jesus a quem vira com o rosto tenro de criança quando corria e brincava na casa de Nazaré, ou o porte esquio do adolescente que encontrou no templo aos 12 anos. Que diferenças terríveis entre o que via na rua do suplício e o rosto maravilhoso de seu Filho quando pregava às multidões ou erguia o poderoso aceno para libertar dos demônios os possessos, ou erguer do leito os entrevados, ou ainda quando tomou do pão e o fez seu Corpo e do Vinho, o seu divino Sangue! Podemos compreender agora o que significa a espada que atravessava o coração de mãe desta Senhora das Nações, colocada sob tributos, e submetida a verdadeira escravidão.

Olhemo-nos com o mesmo olhar de Maria a Jesus, para podermos também nós nos associarmos a eles. Olhemos Maria com idêntico olhar de Cristo, para amarmos sempre com maior fervor aquela que o Pai escolheu para ser a mãe do Salvador, nossa Mãe e Mãe da Igreja: Mater Salvatoris, ora pro nobis; Mater Nostra, ora pro nobis; Mater Ecclesiae, ora pro nobis.

Encontrar Jesus significa abraçar suas palavras, acolher amorosamente sua doutrina, assumir as dores para apagar nossos pecados, atentos ao que ele disse: quem quiser ser meu discípulo, tome sua cruz, a cada dia e me siga (Lc, 29,23). Morrer com ele significa assumir a fidelidade que Maria ensina com seu proceder indefectível.

Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora

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