Catedral recebe mosaico em honra à Beata Isabel Cristina

IMG 0035-2Na última segunda-feira (22), começou a ser instalado, na Catedral de Juiz de Fora, o mosaico em homenagem à Beata Isabel Cristina, Virgem e Mártir. O painel está localizado no fundo da igreja, ao lado direito da porta central, próximo ao mosaico de Maria, Mãe da Igreja.

Parte dos trabalhos foi acompanhada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. “É um acréscimo artístico de grande importância para a decoração da Catedral esses dois ícones, porque são, de fato, representativos. Nossa Senhora Mãe da Igreja foi decretada pelo Papa Francisco Padroeira da Província Eclesiástica de Juiz de Fora. E a Beata Isabel Cristina, a primeira mártir do Estado de Minas, martirizada aqui, na nossa cidade de Juiz de Fora, na paróquia da Catedral. Portanto, é muito significativo que esse ícone também fique aqui, recordando a doação dessa nossa irmã pelo martírio a Deus”, explicou o Pastor Arquidiocesano.

Dom Gil ainda falou do exemplo da jovem, elevada à honra dos altares em 10 de dezembro de 2022. “Ela, que mistura o seu sangue ao sangue redentor de Cristo, é, para o povo desta cidade, de toda a nossa Arquidiocese, e, aliás, de todos que vão visitar essa Catedral, um símbolo forte de alguém que soube dar a sua vida e a sua morte por causa de Cristo. Que esses ícones, portanto, representem para todos a beleza da fé, do amor, da generosidade, afinal de contas, das bênçãos de Deus.”

A responsável pelos mosaicos é a artista plástica e mosaicista mineira Denise Arantes. “Foi uma emoção maior que a outra. Depois de Maria Mãe da Igreja, trabalhar a Beata Isabel Cristina, que representa tanta pureza, uma mártir necessária para representar não só os jovens na Igreja, mas também os estudantes, as mulheres, vítimas de tanta violência, foi um presente, de verdade. O mundo precisa dessa santa. Em breve, se Deus quiser, teremos o prazer de estar aqui substituindo aquela palavrinha ‘beata’ por ‘santa’. Já está tudo até com a medida pronta, só aguardando o Papa Francisco anunciar mais uma santa brasileira e, dessa vez, uma jovem que nos ensina muito: apesar da pouca idade, uma entrega a Deus e a Maria que eu não conheço igual”, sublinhou Denise.

IMG 0032De acordo com o Pároco da Catedral, Padre João Paulo Teixeira Dias, que também acompanhou os trabalhos da mosaicista, ao contemplar a imagem ou o ícone de um santo, o convite feito a cada cristão é de busca constante pela santidade. “A preparação desse mosaico-ícone da Beata Isabel Cristina recorda para nós a história tão bonita de fé desta jovem, que em nossa Paróquia Santo Antônio entregou a sua vida no martírio, oferecendo-se como Cristo também se ofereceu na cruz. É um exemplo para todos os jovens, especialmente para os estudantes.”

O mosaico receberá acabamento nas próximas semanas e, depois, será agendada a data da inauguração. A expectativa é que a cerimônia aconteça no dia 1º de setembro, dedicado a Beata Isabel Cristina.

História da beata

Isabel Cristina Mrad Campos nasceu aos 29 de julho de 1962, em Barbacena (MG). Em 1982, mudou-se para Juiz de Fora, a fim de se preparar para o vestibular de Medicina. No dia 1º de setembro daquele ano, um homem tentou violentá-la em seu apartamento, localizado no centro da cidade. Como a jovem ofereceu resistência, foi assassinada.

Em 27 de outubro de 2020, o seu martírio foi reconhecido pelo Papa Francisco. Isabel Cristina foi proclamada beata no dia 10 de dezembro de 2022, em cerimônia realizada no Parque de Exposições Senador Bias Fortes, em Barbacena, em celebração presidida pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Pastoral da Sobriedade da Catedral inicia novo ciclo

sobriedade1A Pastoral da Sobriedade da Catedral iniciou mais um ciclo do "Programa de Vida Nova", retornando com as reuniões em nossa Paróquia toda segunda-feira, às 19h. O Grupo de autoajuda funciona com reflexões através de 12 passos baseados na pedagogia e psicologia de Jesus. Nele, são tratados dependentes químicos, não químicos, ou pessoas com qualquer tipo de compulsão, manias, depressões e pecados.

As reuniões são abertas para os dependentes, seus familiares e entes queridos. Todos seguem um programa, chamado de 12 Passos da Sobriedade, que são 12 ações: admitir, confiar, entregar, arrepender-se, confessar, renascer, reparar, professar a fé, orar e vigiar, servir, celebrar e festejar.

Podem comparecer às reuniões: pessoas que precisam de ajuda, que sentem a necessidade de compartilhar algum momento difícil, que desejam fazer uma mudança em suas vidas, ou ainda que tenham a disponibilidade de ajudar alguém a alcançar a sobriedade. O objetivo é atuar na prevenção, intervenção, recuperação, reinserção familiar e social e nas políticas públicas relacionadas com a dependência química, promovendo a vida integralmente, facilitando a inclusão social e a sobriedade.

Durante as reuniões, há uma acolhida, leitura, partilha da Palavra, reflexão, orações e depoimentos. A Pastoral também é aberta aos voluntários que desejam ajudar nas reuniões e também para aqueles agentes que desejam conhecer a pastoral para levá-la e implantá-la nas outras paróquias. Tudo é gratuito.


"O caminho é árduo e longo mas o milagre da recuperação se dá pela perseverança."

"Sobriedade e Paz só por hoje, graças a Deus."

Grupo São José inicia arrecadação de itens de inverno para recém-nascidos

sao jose 1O Grupo São José, responsável por atender gestantes em situação de vulnerabilidade social, está iniciando a sua campanha de arrecadação de cobertores para recém-nascidos, devido ao período de frio. De acordo com a coordenadora, Maria de Fátima Ribeiro, o grupo está precisando de cobertores, lã e casaquinhos de lã.

“Nós montamos o enxoval completo, desde sapatinho até a manta que cobre o bebezinho, quando solicitamos as doações, geralmente não especificamos o que estamos precisando, mas hoje nossa maior necessidade são cobertores, lã e casaquinhos de lã, todos voltados para os nossos bebês. Nossa obra já tem mais de 30 anos e sempre procuramos ajudas e apoios para que nossas gestantes não fiquem sem amparo”, completa.

Além dessas doações, o grupo também recebe flanelas, malhas de algodão (podem ser retalhos), sapatinhos e outras roupinhas. As doações podem ser entregues na recepção da Catedral, de segunda a sexta, das 07h30 às 20h30, ou no sábado, das 08h às 11h30, e das 14h30 às 17h.

sao jose 2Grupo São José

O Grupo São José existe desde 1993 e já assistiu a centenas de mulheres. É o departamento responsável pelo atendimento, pela assistência espiritual e formação para as gestantes mais necessitadas, em sua maioria, adolescentes.

Como ajudar

Você pode colaborar doando roupinhas, sapatinhos, meias, chupetas, fraldas, enfim, artigos novos ou usados (em bom estado) para bebês recém-nascidos. O grupo também aceita retalhos de tecidos, malhas, lã, linhas e fitas para a confecção dos enxovais.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video